Sindpol identifica risco à saúde dos PCs e da população com acúmulo de materiais de apreensão no 5º DP

Por Imprensa (quinta-feira, 28/05/2020)
Atualizado em 28 de maio de 2020

Em visita às delegacias de Maceió, a diretoria Executiva do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) identificou o acúmulo de materiais de apreensão que representa riscos à saúde e ao bem-estar dos policiais civis e da população no 5º Distrito Policial.

O pátio da delegacia está ocupado com carros e motos apreendidos, que estão se deteriorando e enferrujando no local. Os veículos acumulam águas das chuvas, favorecendo o foco de mosquitos Aeds Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

“Essa situação implica em adoecimento e defasagem no número de policial para atender a população. É um estado de calamidade mesmo. A Delegacia Geral tem que tomar as devidas providências, não somente no 5º Distrito Policial, mas também na Central de Flagrantes e em todas as delegacias do Estado de Alagoas que possuem esses materiais de apreensão acumulados”, alerta o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário.

A diretoria Executiva do Sindpol encaminhou ofício ao Delegado Geral, Paulo Cerqueira, solicitando a remoção dos veículos e materiais apreendidos na distrital.  “Fazemos um alerta à Delegacia Geral. Advertimos que, além do covid-19, ainda existem as doenças transmitas pelo mosquito da dengue. Com o inverno, haverá mais acúmulo de água e mais baixas de policiais civis, agravadas pelo novo coronavírus. Se esses materiais forem retirados, poderemos evitar que mais policiais civis sejam afastados”, alerta o dirigente sindical.

No expediente encaminhado à direção da Polícia Civil, o Sindpol ressalta a falta de espaço físico no local, o estado de deterioração dos veículos por conta da ação do tempo, além da falta de efetivo dos policiais civis, que piora na pandemia.