Sindpol informa que empoderamento político das Polícias Civis do Brasil já teve efeito positivo no Ceará
Policiais civis do CE conquistam reestruturação com reajuste em 54% no salário

Por Imprensa (sexta-feira, 19/02/2021)
Atualizado em 19 de fevereiro de 2021

A discussão e aprovação do empoderamento político nos Estados e no Brasil já está refletindo em resultado positivo no país. O maior exemplo é no Estado do Ceará, em que o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE), Tony Brito, que também é deputado estadual, em conversa com o presidente do Sindpol-AL, Ricardo Nazário, informou que o fato da categoria ter um representante político, abre as portas com o governo estadual, sendo uma demonstração de força política no meio político.

Nas últimas eleições, o empoderamento político do Ceará foi muito forte. A categoria cearense elegeu vários prefeitos e vereadores policiais civis daquele estado. “Os sindicatos discutem novas formas de mobilização e reinvenção da luta sindical; entendo que está muito claro e evidente que a transformação do meio sindical se dará através do empoderamento político. Isso significa que os policiais civis de Alagoas têm que ter os seus representantes nas Câmaras de Vereadores, nas Prefeituras, na Assembleia Legislativa, ou seja, em todos os espaços políticos no Estado de Alagoas”, defendeu.

Os policiais civis do Ceará conquistaram a reestruturação com reajuste de 54% do salário. O aumento também vai ser pago de forma parcelada em 2022, a partir de janeiro.  Os escrivães e inspetores no início de carreira, por exemplo, que hoje ganham R$ 3.732,86 passarão a ganhar em maio de 2022 o piso de R$ 5.190,00.

O empoderamento político dos policiais civis foi debatido e aprovado nos fóruns e Congressos da Cobrapol, contando com a participação dos sindicatos de policiais civis do Brasil.