Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Sindpol inicia a campanha de trabalho policial dentro da lei

Por Imprensa (domingo, 23/01/2011)
Atualizado em 23 de janeiro de 2011



Os diretores do Sindpol se reuniram com os policiais civis da cidade de Arapiraca, na última quarta-feira (19), para dar início à campanha de orientação dos procedimentos policiais dentro da lei. O objetivo é evitar que os profissionais sejam punidos por conta da desorganização e da falta de estrutura do Estado.


 


Os diretores do Sindpol entregaram aos policiais civis um documento intitulado de “Orientações Policiais” para o trabalho policial. De posse do material, os policiais da regional já estão colocando em prática os procedimentos.


 


O presidente do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, informa que, a campanha será estendida a todos policiais civis de forma planejada.


 


Na próxima quarta-feira (26), os diretores do Sindpol voltarão à cidade de Arapiraca para acompanhar a execução das orientações policiais naquele município.


 


São doze orientações, como por exemplo, a ida ao local do crime só com a presença do Delegado de Polícia e, em qualquer missão, usar armamento e viatura em perfeito estado, e o colete à prova de bala dentro da validade.


 


O Sindpol também está encaminhando ofícios à Delegacia Geral, à Secretaria de Defesa Social, ao Conselho Estadual de Segurança Pública, a Comarca de Justiça de Arapiraca, ao Ministério Público Estadual e ao Governo do Estado, comunicando sobre as orientações para atividades policiais dentro do que rege a legislação.


 


Mobilização:


O Sindpol está marcando uma assembleia geral na segunda semana de fevereiro para definir junto à categoria as ações de mobilização pelo cumprimento da pauta de reivindicações, em destaque, o piso salarial de 60% do valor da remuneração dos delegados de polícia.


 


 


Orientações Policiais


 


1.   Só fazer qualquer procedimento mediante ordem de missão (OM) – investigar, intimar, cumprir mandado de prisão, etc.;


2.   A OM tem que especificar todo o procedimento – não realizar ações não previstas na OM;


3.   Ida ao local do crime, medidas protetivas, e mandados de busca e apreensão, e outras ações só com a presença do Delegado de Polícia etc;


4.   O Delegado deve estar presente, ditar e assinar tudo o que o Escrivão digitar, principalmente, depoimentos e flagrantes;


5.   Portaria e Relatório são atos do Delegado de Polícia – ele deve elaborar, digitar e assinar;


6.   Só ir para qualquer missão com armamento e viatura em perfeito estado, e o colete à prova de bala dentro da validade;


7.   Nunca usar, em serviço, material de sua propriedade: arma, notebook, celular, veículo, etc.;


8.   Na confecção do BO o Delegado deverá estar presente para tipificar o crime e assinar;


9.   Somente preencher a Guia do IML se o Delegado estiver presente para assinar;


10.               Na visita aos presos, o Delegado deve estar presente, coordenando, e a PM, reforçando a segurança (nas delegacias onde houver presos);


11.               Todas as intimações têm que ser assinadas pelo Delegado;


12.               Quando o policial for escalado sozinho, deve fazer requerimento denunciando o fato ao Ministério Público Estadual local (trazer cópia no Sindpol).

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS