Sindpol inicia parceria com a AME para combater violência contra a mulher

Por Imprensa (quinta-feira, 25/02/2021)
Atualizado em 25 de fevereiro de 2021

A direção do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) visitou a Associação AME, na terça-feira (23), que acolhe mulheres em situação de violência, com atendimento humanizado, para conhecer o trabalho desenvolvido pela organização.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressaltou a preocupação com o avanço da violência contra a mulher, informando que esse tipo de violência aumentou, e o Governo do Estado não está fazendo nada para combater. O sindicalista destacou também o ambiente precário das delegacias para atendimento das vítimas de violência.

Ricardo Nazário defendeu a parceria do Sindpol com a AME, buscando contribuir para reduzir a violência contra a mulher.

A presidente da associação AME, Júlia Nunes, e a sua equipe apresentaram os trabalhos de acolhimento, desenvolvidos pela Associação, a exemplo do lançamento da campanha ‘Amor e Luta’ que visa combater a violência contra a mulher.

Júlia Nunes informou que a AME foi criada há oito anos e conta com a ajuda de 120 pessoas que trabalham de forma célere, realizando atendimento multidisciplinar, envolvendo o jurídico, psicológico, psiquiátrico, nutricional, fisioterapêutico, endocrinológico e de Assistência Social. “Temos uma rede de apoio. Realizamos o atendimento de 4000 pessoas na pandemia, mas pretendemos trabalhar com a prevenção, utilizando como meio a cultura e a arte”, disse a presidente.

Júlia Nunes também informou que faz distribuição de cesta básica. Disse que tem muitos parceiros, citou a organização Cabra Macho que combate o machismo.

Na reunião, a presidente da AME informou uma triste realidade, que ainda contribui com a violência, pois 52% das mulheres, que procuraram a AME, não denunciaram seus agressores. “Quando não formaliza, não entra nas estatísticas”, disse.

A diretora de Planejamento do Sindpol, Silvia Lúcia Almeida, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Associação, revelando a dificuldade da Polícia Civil para atender os casos de violência e de acolhimento de vítimas em casas de passagem.

Na reunião, ficou definida a realização de parcerias, com confecção de materiais gráficos orientando o atendimento de acolhimento nas delegacias de Alagoas.

A AME também disponibiliza cursos de formação e capacitação, em parceria com centros universitários, que poderão ser direcionados aos policiais civis.

A presidente da AME também se colocou à disposição para visitar juntamente com a diretoria do Sindpol às delegacias de Alagoas, realizando trabalho de orientação, prevenção e acolhimento às vítimas de violência.
Do Sindpol, além do presidente Ricardo Nazário e da diretora de Planejamento Silvia Almeida, também participaram o vice-diretor Financeiro Charles Alcântara e a 3ª Secretária Bárbara Emanuelle Nunes.

Para saber mais sobre o trabalho da AME, acesse o Instagram pelo link: https://www.instagram.com/associacaoame/?hl=pt-br