Sindpol mais 15 sindicatos e CUT pressionam governo do Estado pelo IPCA de 15%
Reunião com o governador, marcada para esta terça, foi cancelada, e o secretário da Seplag recebe movimento unificado dos servidores públicos

Por Imprensa (terça-feira, 9/05/2023)
Atualizado em 9 de maio de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), fazendo parte do Movimento Unificado dos Servidores Públicos, juntamente com a CUT e vários sindicatos conseguiram o agendamento de uma reunião com o governador Paulo Dantas para a tarde desta terça-feira (09); no entanto, a audiência foi desmarcada, e os sindicatos foram recebidos pelo Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL), Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno.

Antes da reunião com a Seplag, as entidades se reuniram pela manhã desta terça-feira (09), na sede da CUT, para definir as ações de mobilização. O Movimento Unificado pleiteia o reajuste salarial emergencial de 15% sem ganho real para aliviar as perdas durante o governo passado.

Diante da apresentação da reivindicação pelos sindicatos, o secretário da Seplag já tinha determinado o estudo do impacto financeiro do reajuste geral. Gabriel Nepomuceno informou que a Seplag e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) irão apresentar os dados ao governador até segunda-feira (15).

O secretário informou que até o dia 20 de maio, o governador Paulo Dantas deverá convocar uma reunião com a CUT e os sindicatos do Movimento Unificado para possivelmente anunciar o reajuste geral da reposição da inflação dos servidores públicos.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que foi fala unânime dos sindicatos de que o governador não ter anunciado o reajuste geral no dia 1º de maio, já foi um fato agravante que acendeu uma luz de alerta para os servidores públicos. “Caso o governador sinalize com 0% de reajuste salarial, os sindicatos unidos convocarão suas bases para suas assembleias, objetivando começar o movimento unificado nas ruas”, esclarece o sindicalista, destacando que o recado foi dado ao secretário para que seja repassado ao governador essa insatisfação dos servidores públicos que até esse momento não foi informado sobre a reposição da inflação”, disse o dirigente sindical.