Sindpol obtém doação de aplicação de produto que mata o novo coronavírus por até 6 meses em delegacias de Maceió

Por Imprensa (terça-feira, 14/04/2020)
Atualizado em 14 de abril de 2020

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, conseguiu a doação de serviços de sanitização nas principais delegacias da Capital junto à empresa Maceió Dedetização. A aplicação do produto à base de amônia cria uma película protetora, matando e impedindo a proliferação de microrganismos, como bactérias, vírus, a exemplo do SARS-CoV-2 do novo coronavírus, além de ácaros, fungos e outros agentes patógenos por três a seis meses.

Atendendo ao pedido do Ricardo Nazário, a Maceió Dedetização disponibilizará o serviço em algumas delegacias de Maceió. “Marcamos para este sábado (18) a partir das 8 horas, na Central de Flagrantes, depois na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia de Narcóticos (Dnarc), na Divisão de Especial de Investigação e Capturas (Deic) e possivelmente no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) e com a autorização na Delegacia Geral.

O Sindpol estará enviando ofício solicitando a autorização do Delegado Geral para realização do serviço na DG. O presidente do Sindpol esclarece que é necessário que o ambiente interno esteja com as portas abertas para que o produto alcance todos os locais.

Ricardo Nazário destaca que a aplicação do produto protege os policiais civis e a população. “O produto utilizado se fixa em todo o ambiente e nas partes sólidas, como as maçanetas de porta; quem coloca a mão, imediatamente, o microrganismo é destruído”.

Ricardo Nazário revela que “infelizmente, o serviço não alcança o Estado porque a empresa é em Maceió, e não possui a logística para todas as delegacias de Alagoas”, explica, informando que “gratuitamente, a empresa disponibiliza o serviço para as principais delegacias de Maceió”. No entanto, o Sindpol está em contato com a Maceió Dedetização para que o serviço de sanitização atenda as principais delegacias de Alagoas.

Ação social da Maceió Dedetização

A Maceió Dedetização está realizando ação social na Capital alagoana. Fabrício Omena, tecnólogo ambiental da Maceió Dedetização, revela que a empresa realizou ação voluntária, com a aplicação em diversos pontos de ônibus e praças de Maceió, e agora fará nas delegacias para diminuir o impacto do vírus letal que aterroriza o mundo.

Omena explica que nos países desenvolvidos, a aplicação da sanitização é obrigatória por lei devido ao seu poder de destruição de vírus, bactérias e micróbios.

Para aplicação, é necessário o uso de equipamento de nebulização que sai espalhando as micropartículas do produto que, ao contato com os agentes infecciosos, vai destruindo.

O técnico revela que sanitização geralmente é utilizada em hospital, escolas, condomínios, nas ruas e nas casas. Não é comum utilizar em clima tropical, ainda é algo novo, mas com esse vírus, o serviço está sendo procurado.

Nem todas as empresas de dedetização dispõe do serviço, que exige transporte, maquinário à gasolina, pessoal técnico qualificado.

De acordo com ele, normalmente, a aplicação do produto dura em torno de 40 minutos. As pessoas têm que se afastar do ambiente por 15 minutos e depois poderá voltar.

“A sanitização reduz os microrganismos críticos para a saúde pública em níveis considerados, reduzindo assim a presença microbiana”, relata.

Questionando sobre o valor do serviço, Fabrício Omena disse que o custo é em torno de R$ 1.500,00 por delegacia. “Quando a gente se une, dinheiro nenhum paga a saúde e a proteção da população maceioense”, descreve.