Sindpol parabeniza a luta das mulheres

Por Imprensa (segunda-feira, 8/03/2021)
Atualizado em 8 de março de 2021

Sindicato defende abertura de delegacias 24 horas no Dia Internacional das Mulheres

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, que é uma data simbólica e de luta delas para terem suas condições equiparadas às dos homens, não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

As mulheres enfrentam a tripla jornada, são mães, profissionais e chefes de família. Conquistaram importantes direitos, como o voto, acesso à Educação, liberdades civis, mas precisavam avançar mais e combater a violência, que piorou.

Nessa data especial, o Sindpol intensifica a luta pelo funcionamento das delegacias das mulheres por 24 horas, como forma de defendê-las, de combater a violência, que tem aumentado de forma alarmante.

Alagoas possui a maior taxa de feminicídios do Brasil, são 2,5 a cada 100 mil mulheres, em 2019, dados do Núcleo de Estudos da Violência da USP. No primeiro semestre de 2020, foram assassinadas 55 mulheres na pandemia. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também mostrou que Alagoas teve o terceiro maior aumento no número de estupros do país no ano de 2019.

Na instituição policial, as mulheres policiais desenvolvem importante papel de defesa da população, mas enfrentam entraves para o trabalho. As delegacias sem alojamento e banheiros femininos, sem as condições mínimas estruturais.

O Sindpol também defende que as delegacias sejam um ambiente acolhedor das vítimas, bem como um local que elas possam denunciar com segurança seu agressor. E a Polícia Civil poder combater a subnotificação no contexto do silêncio dos lares mesmo antes do isolamento social.