Sindpol parabeniza decisão que determina o fim da guarda de preso na Casa de Custódia em Arapiraca

Por Imprensa (sexta-feira, 14/01/2011)
Atualizado em 14 de janeiro de 2011

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) parabeniza a decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Arapiraca, Giovanni Jatubá, que deu um prazo de 60 dias, para que policiais civis deslocados para fazer a guarda de presos na Casa de Custódia de Arapiraca, retornem às suas funções de origem.

No despacho, o juiz determina o prazo de 60 dias para o Estado designar agentes penitenciários para fazer a guarda da Casa de Custódia, realizar o concurso público para contratar agentes penitenciários.

O 2º vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, explica também que o Sindpol vem travando, há anos, a luta pela retirada de presos das delegacias. Com o resultado da mobilização, a carceragem acabou em Maceió. De acordo com o sindicalista, o governador deve se espelhar na decisão, deixando o policial trabalhar na sua atividade fim.

A decisão do magistrado é consequência de uma ação conjunta movida contra o Estado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública em outubro de 2010. A Casa de Custódia foi inaugurada em junho do ano passado e funciona no prédio da antiga Delegacia Regional de Arapiraca, reformada para receber presos que, ainda, não foram a julgamento.

Com informações do Sindpol e da Gazetaweb