Sindpol parabeniza os 30 anos de criação do Tigre
Presidente do Sindpol prestigia evento dos 30 anos do Tigre

Por Imprensa (quarta-feira, 22/03/2023)
Atualizado em 22 de março de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) prestigiou a comemoração dos 30 anos de criação do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais – Tigre, realizada no Centro Cultural Ruth Cardoso no domingo (19).

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, que já fez parte do Tigre por cinco anos, também participou da comemoração dos 30 anos e foi um dos homenageados, juntamente com policiais civis, policiais penais, rodoviários federais, policiais militares, autoridades, personalidades, alguns empresários e parceiros, que contribuíram com o grupo. Ao todo, foram homenageadas  255 pessoas.

O sindicalista disse que o Tigre é uma referência, não somente em Alagoas, mas também no Brasil, pelo sucesso em suas operações policiais. “Parabenizo os idealizadores do evento e todos os policiais civis que passaram pelo Tigre e contribuíram com o que representa esse grupo para a Polícia Civil e que os atuais integrantes continuem exercendo a função com o objetivo de salvar as vidas dos alagoanos”, defendeu.

Contando um pouco da história da fundação, o coordenador do Tigre, Antônio Vasco, revela que, em 19 de março de 1993, foi criado o Gate – Grupo de Ações Táticas Especiais através da formação de 11 operadores do 59º Batalhão do Exército. Um ano depois, com força da lei, o Gate passou a ser chamado de Tigre. “Com o passar do tempo, o grupo cresceu e foi se modernizando com o apoio dos gestores que mandavam o pessoal fazer cursos fora, adotando equipamentos, armamentos e oferecendo as condições apropriadas.

Vasco informa que todos os homenageados foram merecedores de forma direta ou indireta, contribuindo com a história de 30 anos do Tigre. “Só temos a agradecer a todos os homenageados e aos outros grupos policiais de Pernambuco, de Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba. Isso demonstra a integração e o trabalho coeso com as outras forças de segurança”, disse.