Sindpol parabeniza os trabalhadores no 1º de Maio

Por Imprensa (domingo, 30/04/2023)
Atualizado em 30 de abril de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) ressalta a importância do Dia do Trabalhador, em 1º de Maio, para homenagear homens e mulheres que se dedicam às lutas pelas conquistas dos direitos trabalhistas e melhoria das condições de trabalho.

O Dia do Trabalhador surgiu em decorrência da greve geral nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, que teve como mote a luta pela melhoria das condições de trabalho: a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas); o aumento de salários, o descanso semanal e as férias.

No Brasil, o Dia do Trabalho foi instituído em 1925. Na época, com a greve geral, os trabalhadores brasileiros conquistaram melhoria das reivindicações e reajuste salarial.

A história mostra que as conquistas dos trabalhadores surgem das lutas. No 1º de Maio, o Sindpol cobra do governo Paulo Dantas o anúncio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o atendimento da pauta de reivindicações dos policiais civis, que busca valorizar a importância do trabalho da categoria em prol da segurança pública.