Sindpol parabeniza policial civil Luciene Araújo que realizou curso comunitário nos Estados Unidos
A policial civil foi a única mulher policial selecionada no Brasil para participar desse intercâmbio nos EUA

Por Imprensa (quarta-feira, 8/11/2023)
Atualizado em 8 de novembro de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) parabeniza a agente de Polícia Luciene Paulo da Silva Araújo, que foi selecionada para um programa de intercâmbio, participando do curso “Law Enforcement: Community Policing (Aplicação da lei: Policiamento Comunitário) – International Visitor Leardership Program (Programa de Lideranças para Visitantes Internacionais) – IVLP, nos Estados Unidos, no período de 7 a 27 de outubro. O IVLP é o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento dos Estados Unidos.

Luciene Araújo foi selecionada com mais oito brasileiros de seis estados. Do Nordeste, participaram ela e um policial rodoviário federal do Ceará do curso.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta a importância da policial civil nesse programa, reafirmando que o Sindicato apoiou, como também apoio toda a categoria, que busca se qualificar, enriquecer o trabalho da polícia e atender da melhor forma a população.

A diretora de Planejamento do Sindpol, Silvia Almeida, disse que é um orgulho ter uma mulher policial civil participando de um programa dessa importância. “Sinto-me representada, por ela ter sido selecionada. Luciene foi a única mulher policial civil no Brasil nesse curso.

Trajetória

Luciene Araújo entrou na Polícia Civil em 2002. Em sua trajetória, ela passou oito anos como coordenadora da Operação Policial Litorânea Integrada – Oplit. Nesse período, ficou sabendo do programa, quando se inscreveu em março de 2022.

O curso se encerrou dia 27 de outubro, com visitas aos estados de Washington, Ohio, Texas, Oregon e Geórgia, que possibilitaram o compartilhamento de conhecimentos e a busca por atualizações. “As visitas ocorreram no Departamento de Estado, onde discutimos as relações entre os Estados Unidos e o Brasil, bem como as iniciativas para proteger as comunidades em todo o mundo. Visitamos também a Associação Nacional de Xerifes, o Departamento de Justiça, o Departamento de Polícia Metropolitana, a Universidade Georgetown e a Liga Nacional Urbana. Nas ocasiões, analisamos as raízes históricas da reforma do policiamento e a importância das organizações não governamentais nessa discussão. Também visitamos um presídio no Estado do Texas, onde vivenciamos a realidade da segurança pública e justiça americana”, informa a policial.

O curso também abrangeu momentos culturais com visitas a diversos museus por toda a cidade, incluindo um dia de serviços comunitários. “Houve a imersão em uma cultura totalmente diferente da nossa, em um programa de troca de experiências entre profissionais brasileiros e norte-americanos”.

Para ela, ser selecionada representou toda sua trajetória. “É muito importante compartilhar vários projetos utilizados nos Estados Unidos que podem ser implantados em nossa comunidade, inclusive com crianças e adolescentes de forma a aproximar a comunidade da polícia. Também em ações voltadas para os próprios policiais, com sequências de trabalhos psicológicos que poderão contribuir de forma eficaz para a eficiência do trabalho já realizado por nós. Além de um leque de contatos em diversas áreas naquele país para, quem sabe, uma futura parceria entre as áreas de segurança pública entre os dois países”, defendeu.