Sindpol prestigia o lançamento do livro “Mulheres na Segurança Pública”

Por Imprensa (segunda-feira, 14/08/2023)
Atualizado em 14 de agosto de 2023

O auditório Ponta Verde ficou lotado com o lançamento do livro “Mulheres na Segurança Pública”, demonstrando o sucesso da obra, que aborda as narrativas das mulheres da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Científica e da Polícia Penal em Alagoas.

O lançamento ocorreu na noite do domingo (12), no Centro de Exposições Ruth Cardoso, na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Jaraguá. O presidente do Sindicato dos Policias Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, e as dirigentes Else Freire e Selma Leopoldo prestigiaram o evento.

O livro é de autoria da professora da Ufal Elaine Pimentel, organizado por Joyce Oliveira e coordenado por Adriana Cavalcanti. A obra é composta por 27 histórias de vida de mulheres policiais. Da Polícia Civil, relatam suas histórias as agentes de Polícia Civil Michelly Abs e Andréa Agra, bem como as delegadas Luci Mônica e Ana Luiza.

A professora Elaine Pimentel informou que o livro é um documentário, que rompe o silêncio no contexto da carreira das mulheres da segurança pública. Já Karla Padilha, promotora de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial, que fez o prefácio do livro, revelou que sente o machismo estrutural que, às vezes, surge de forma mais disfarçada.

Para o presidente do Sindpol, o livro valoriza as mulheres policiais. “A iniciativa da professora traz os relatos e vivências das mulheres da segurança pública, das mulheres policiais civis. Isso é muito simbólico para elas saberem o verdadeiro sentido das mulheres dentro do sistema de Segurança Pública, relatando seus desafios, superação e vivências”, disse.

Enfatizando que cada história reflete a resiliência e a determinação, a vice-diretora de comunicação do Sindpol, Else Freire, diz que as mulheres policiais superam os obstáculos e moldam um ambiente de trabalho mais inclusivo. “Ao escrever sobre suas experiências pessoais, elas não apenas abrem portas para uma discussão sobre igualdade de gênero nas forças policiais, mas também se tornam modelos a serem seguidos por gerações futuras de mulheres que aspiram a carreiras no serviço público. As histórias de vida dessas policiais, compartilhadas através da escrita, iluminam o caminho para um futuro mais diversificado e igualitário nas corporações, enquanto celebram as conquistas individuais e coletivas alcançadas ao longo do tempo”, destaca.

Para a 2° vice-presidente do Sindpol, Selma Leopoldo, foi um prazer comparecer à 10ª Bienal, onde assistiu ao lançamento do livro com muito orgulho. “Nós mulheres estamos cada dia ocupando mais e mais os nossos espaços. Parabéns a todas”, afirmou.