Sindpol propõe aproximação com a Adepol para uma Polícia Civil forte

Por Imprensa (quarta-feira, 26/06/2019)
Atualizado em 26 de junho de 2019

No dia do aniversário da Polícia Civil de Alagoas, em 25 de junho, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), objetivando fortalecer a instituição policial, se reuniu com a direção da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol) e tratou da animosidade entre delegados, agentes e escrivães.

A reunião foi uma solicitação do presidente do Sindpol. No encontro, Ricardo Nazário destacou que a finalidade é manter o diálogo entre o sindicato e a associação. Melhorar a boa relação e a harmonia no local de trabalho entre os profissionais, tendo em vista a ocorrência de alguns casos isolados, que preocuparam o Sindpol quanto ao desenvolvimento do trabalho nas delegacias. “O servidor em conflitos é ruim para os policiais civis e a população”, revela.

O presidente da Adepol, Robervaldo Davino, disse que é importante a união. “O agente ou escrivão precisa do delegado e vice-versa, pois um precisa do outro”, defendeu.

O dirigente da Associação ressaltou a relevância de se discutir as condições de trabalho, a jornada de trabalho, concurso público para todos os cargos na Polícia Civil, entre outros problemas enfrentados pela categoria. Na reunião, foi citada a questão do CISP de Viçosa, que não tem espaço para as escrivães, e o delegado está pagando uma pousada para as policiais.

O dirigente sindical Ricardo Nazário explicou o funcionamento da proposta de carreira única e unificação das bases, sendo possível devido à Constituição permitir que os estados criem suas leis orgânicas. O sindicalista destacou a eficiência da carreira única, visto que não trava o trabalho da instituição policial, e a população saberá que o policial poderá fazer tudo.

O sindicalista também informou que o objetivo da proposta não é acabar com o cargo de delegado, mas que o policial civil possa ascender na carreira até o cargo de delegado.