Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Sindpol proporciona momento de prevenção e cuidado com a saúde da mulher no Outubro Rosa

Por Imprensa (quinta-feira, 19/10/2023)
Atualizado em 19 de outubro de 2023

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) proporcionou momentos de reflexão, descontração e informação no II Encontro das Mulheres Policiais Civis – mês de prevenção ao câncer de mama — o Outubro Rosa. O evento, realizado nesta quinta-feira (19), na sede do Sindpol, contou com a presença das mulheres policiais civis.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destacou que o Sindpol não poderia deixar de fazer esse trabalho de prevenção ao câncer de mama, ressaltando que a categoria necessita desse acolhimento, saber o que fazer, ter assistência. “Temos muitos colegas que não têm plano de saúde. Por isso, temos que cobrar dos gestores esse cuidado com a saúde para que eles disponibilizem os exames preventivos”.

A 2ª Secretária do Sindpol, Priscilla Braz, destacou que o evento foi organizado com muito carinho. “Mulher precisa do cuidado, da prevenção”, ressaltando agradecendo as policiais civis presentes ao evento. Da mesma forma, afirmou a 2ª vice-presidente, Selma Leopoldo, que as mulheres policiais civis precisam estar sempre juntas.

Iniciando as palestras, a cabeleireira Adry da Academia de Beleza, informou que uma queda excessiva capilar pode indicar problemas de saúde, como disfunção hormonal ou até um câncer. A profissional destacou que a área da beleza cresceu e está avançada. “Hidratar o cabelo não é só colocar um produto, mas ter o cuidado com a saúde da mulher”.

A Enfermeira Intensivista Keila Isabel explicou os estágios do câncer de mama de 1 a 4, ressaltando que o câncer que não for diagnosticado com antecedência poderá se espalhar pelo corpo. Ela exemplificou como fazer o autoexame, citando os movimentos circulares, iniciando nas axilas, indo para mama, mamilo, sempre fazendo pressão, observando os sinais, como secreções, caroço, destacando que ao notar algo diferente, procurar um especialista.

A vice-diretora de Comunicação, Else Freire, destacou que é importante as mulheres se cuidarem, pois elas sempre cuidam dos outros, dos filhos, maridos e familiares. “É preciso dar um tempo para a gente mesmo. Parar para se cuidar. O dia a dia nos leva para várias obrigações. Esse momento é para se prevenir e estar bem”, defendeu.

A policial civil aposentada Ruth Moura destacou que o câncer é uma doença devastadora, que mexe com toda a família. “Essa mulher vai precisar de apoio, da psicologia e de toda a sociedade”, lembrou.

Prestigiando as palestras, a nova policial civil Natália Mirele disse que veio para se filiar e participar. “O Sindpol tem uma história de luta em defesa dos policiais e pretendo participar desses eventos”, disse a nova sindicalizada.

A policial civil Betânia Guimarães destacou que é vital esse momento. “O Sindpol nos proporciona essas palestras que são importantes. É um momento que a gente tira para se cuidar. É fundamental estar nesses encontros, ter essas informações. A vida da mulher é muito corrida, com filhos, marido, casa, trabalho”.

Parabenizando o evento, a policial civil Gilzenir Alencar reforçou que as palestras dão muitas propriedades para as mulheres. “Temos que comparecer mais, porque o Sindicato é um lugar de apoio que a gente tem. Precisamos estar juntas, ter conhecimento e unir-se pelos nossos direitos”, finalizou.

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS