Sindpol realiza reuniões para fortalecer mobilização

Por Imprensa (segunda-feira, 3/05/2010)
Atualizado em 3 de maio de 2010

O objetivo das reuniões foi intensificar a mobilização

O Sindpol concluiu, na última quinta-feira, dia 29, a rodada de reuniões com os policiais civis que trabalham na grande Maceió, durante o horário do almoço.
O objetivo das reuniões foi fortalecer a luta da categoria e intensificar a mobilização nas atividades promovidas pelo Sindpol.

Nas reuniões, os policiais civis destacaram a dificuldade da categoria com a implantação da escala `comercial’ e a esperança depositada à PEC do piso nacional, ressaltando que isso afasta um pouco eles da luta.
Uma policial disse que o policial tem que parar de baixar a cabeça para delegado. “Tem que se impor. Tem que mostrar a cara e demonstrar coragem para ir à busca dos direitos”, disse.

A categoria reconheceu que todas as conquistas vieram através da mobilização. Outro policial destacou que o Judiciário é parcial, citando, como exemplo, o julgamento da decretação da ilegalidade da greve dos policiais civis, além do descaso com julgamento das ações coletivas do Sindpol que prevêem a revisão de perdas salariais e implantação de direitos.

Também foi dito que a categoria é desvalorizada. “O policial está desmotivado e é humilhação, acaba entrando em depressão e não querendo participar de nada”, disse outro policial.

Nas reuniões, o presidente do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, informou sobre a tramitação do substitutivo global aglutinativo das PECs 300/2007 e 4446/2009, que trata do piso nacional, o qual enfrenta resistência do governo federal. A PEC aguarda o segundo turno da votação na Câmra para ser encaminhada ao Senado.

Nas três reuniões, realizadas em Maceió, o Sindpol convidou os policiais civis do 1º DP, do 3º DP, Delegacia de Defesa da Mulher I, do Decotap, no Setor de Inquéritos Pendentes, do Instituto Criminalística, do Centro de Perícias Forenses – Cpfor, no 22º DP, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, da Academia de Polícia, no Deic, na Central de Policia, da Delegacia de Marechal Deodoro, da Delegacia de  Barra de São Miguel, da Delegacia Geral, da Operação Asfixia, do 6º Distrito Policial, do 9º Distrito Policial, da Delegacia de Crimes contra Criança e Adolescentes I e II, do 7º Distrito Policial, da Casa de Custódia I e II, da Corregedoria de Polícia, da Delegacia de Paripueira, da Delegacia da Barra Santo Antonio, do 2º Distrito Policial, do 4º Distrito Policial, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, do 5º Distrito Policial, do 8º Distrito Policial, do 10º Distrito Policial, do 11º Distrito Policial, da Delegacia de Rio Largo, da Delegacia de Satuba, da Delegacia de Pilar, da Delegacia de Coqueiro Seco, da Delegacia de Santa Luzia do Norte, da Delegacia de Acidentes e da Delegacia de Defesa da Mulher II.