Sindpol realiza votação descentralizada e preventiva ao novo coronavírus
Veja os depoimentos dos policiais civis sobre as eleições do Sindpol 2020

Por Imprensa (sábado, 1/08/2020)
Atualizado em 1 de agosto de 2020

A votação das eleições do Sindpol 2020 ocorreu de forma decentralizada para prevenir e proteger os policiais civis da pandemia do novo coronavírus. A diretoria do Sindpol não mediu esforços para promover a maior eleição da história do Sindicato. Foram 20 urnas divididas nas modalidades: sede do Sindpol, itinerante, drive thru e delegacias regionais, além da criação de um aplicativo para acompanhar em tempo real a votação das eleições.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, revela que o compromisso de realizar a eleição do Sindpol em um momento de pandemia aumenta a responsabilidade com toda a estrutura montada para que o pleito aconteça dentro das regras sanitárias e obedeça ao Estatuto do Sindpol com a obrigação de ter eleição.

“Ficamos surpresos que a categoria participou como nunca visto antes na eleição do Sindpol. Isso nos faz acreditar que a categoria entende que votar nos representantes do seu sindicato é algo muito importante e de uma grande responsabilidade, pois os eleitos têm que proteger os policiais civis, lutar por aumento salarial, proteger os familiares da categoria e não aceitar perseguições do Governo do Estado”, reforça o presidente do Sindpol.

Com uma logística estruturada, os policiais civis puderam exercer o direito ao voto. O 1º Secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, destacou que a eleição ocorreu dentro da normalidade, respeitando as regras sanitárias da Organização Mundial de Saúde, que tratam de medidas preventivas, como o uso de álcool em gel, luvas, medidor de temperatura digital, oxímetro, protetor facial, distanciamento, entras. “A categoria atendeu ao chamado do Sindpol. Foi votar. É mais uma consolidação da Chapa 1, Unidade Policial, que mostra que a categoria confia mesmo sendo chapa única”.

Para o policial civil Antônio Zacarias, é importante o sindicalizado participar da votação para dar representatividade ao Sindicato. “O Sindpol luta contra a política nefasta em que somente os banqueiros e latifundiários faturam e usurpam os direitos dos trabalhadores”.

A 3ª Secretária do Sindpol, Selma Leopoldo, também enfatizou a preservação e respeito às normas de segurança sanitária, evitando a aglomeração de pessoas, mantendo o distanciamento. “O Sindpol disponibilizou de todos os equipamentos de proteção individual e a descentralização das urnas, dispondo de urnas itinerante e drive thru. Quando mais se vota, mais a categoria participa e mais fortalece a luta dos policiais”, disse.

Ressaltando o cuidado com a pandemia, a policial civil Else Freire observa a prevenção desde a entrada do Sindicato até a votação. “Com as medidas de prevenção, os policiais civis se sentem seguros. Também fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que votaram e exerceram a sua escolha, o seu direito à cidadania através do voto”.

Vindo da cidade de Capela, o policial civil Fernando Malta destacou que a chapa é formada por pessoas de luta, que através da mobilização conseguiram elevar o salário da categoria. “Parabenizo toda a equipe do Sindpol. Eles só vão engradecer os policiais civis”, disse.

O aposentado José Carlos Fernandes Neto, o Zé Carlos, disse que a história do Sindpol é trilhada pela pluralidade e unificação das lutas. “O Sindpol sempre foi um ponto de referência, de enfrentamento, de luta e de manutenção dos direitos fundamentais e sociais”.

Manifestando entusiasmo, o aposentado Eduardo Cavalcante disse que é uma satisfação votar nas eleições do Sindpol e rever os colegas. “Gosto muito desse pessoal”, disse.

Votando pela primeira vez na Unidade Policial, o policial civil Daniel Pinto disse que depois de 18 anos vota na Chapa 1, que, para ele, está mais afinada com os pleitos dos policiais civis.

José Adilson, o Piabinha, ressaltou que faz 27 anos de sindicalizado ao Sindpol. “É um sindicato de muita credibilidade. Votar na Unidade Policial é muito importante para a luta dos policiais civis”, defende.