Sindpol realizará assembleia geral nesta sexta

Por Imprensa (terça-feira, 7/08/2012)
Atualizado em 7 de agosto de 2012

O Sindpol realizará, nesta sexta-feira (10), uma assembleia geral, a partir das 14 horas, no Sindicato dos Urbantários, para a categoria deliberar sobre a proposta do governo e o indicativo de greve.

O Sindpol vem travando uma negociação com o governo do Estado que busca valorizar os policiais civis através do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) e do piso salarial no valor de 60% do valor da remuneração dos delegados de polícia. O secretário estadual de Gestão Pública, Alexandre Lajes, apresentou uma proposta de piso salarial de R$ 2.600,00 com implantação a partir de janeiro de 2012. O governo também suspendeu a negociação pelo reposicionamento do PCCS, alegando a falta de conclusão da Lei Geral do Plano dos Servidores Públicos, cuja legislação será seguida por todas as carreiras do funcionalismo.  O valor proposto pelo governo do piso ainda representa menos de 30% da remuneração dos delegados.

Na última assembleia geral, surgiram dúvidas, e os policiais decidiram adiar a decisão sobre a proposta do governo para a assembleia geral desta sexta-feira. O Sindpol solicitou uma reunião com o secretário de Gestão Pública antes da realização da assembleia para o Governo oficializar a proposta bem como responder os questionamentos dos policiais civis. A categoria cobra definição referente à tabela salarial com o piso de R$ 2.600,00 a partir de 1º de janeiro de 2013; celeridade nas progressões previstas a partir deste ano; data para a retomada da negociação sobre o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), paridade e integralidade da aposentadoria especial e  revogação das punições durante o movimento grevista, conforme acordo passado com o Governo do Estado.

Atualmente, os policiais civis de Alagoas recebem o menor piso salarial do Nordeste e um dos piores do Brasil.