Sindpol realizará I Encontro das Mulheres Policiais Civis em alusão ao Outubro Rosa

Por Imprensa (terça-feira, 4/10/2022)
Atualizado em 4 de outubro de 2022

No mês de outubro, mês de prevenção ao câncer de mama — o Outubro Rosa — o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizará o I Encontro das Mulheres Policiais Civis no dia 14 de outubro, às 14 horas, no Recanto do Coração de Jesus, na Serraria.

A 2ª Secretária do Sindpol, Priscilla Kelly de Albuquerque Braz, informa que o Encontro será uma tarde de confraternização e descontração, com palestras falando sobre conscientização e prevenção do Câncer de Mama com demonstração em próteses mamárias e os aspectos psicológicos em relação ao diagnóstico e tratamento.

Para as palestras, a dirigente do Sindpol convidou a Enfermeira Intensivista Keila Isabel de Amorim Bonifacio Cândido Oliveira, que fará demonstração em próteses mamárias, e a Psicóloga hospitalar e clínica Larisse Raizza Santos Cavalcante Cunha, que tem experiência em oncologia e cuidados paliativos. Ela falará sobre os “Aspectos psicossociais em relação ao câncer de mama”. Larisse Raizza tem Residência Multiprofissional em Reabilitação Física-IMIP e Pós graduanda em TCC- PUC/RS.

Câncer de mama
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença.
As Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.

São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética.

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.