Sindpol ressalta a importância com os cuidados com a saúde no Dia Mundial de Combate à LER/DORT

Por Imprensa (quarta-feira, 28/02/2024)
Atualizado em 28 de fevereiro de 2024

O 28 de fevereiro é Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) que afetam músculos, nervos e tendões dos membros superiores e sobrecarregam o sistema musculoesquelético.

As LER/DORT decorrem da intensificação do trabalho, de atividades que exigem a execução de movimentos repetitivos, associados muitas vezes a esforços físicos e manutenção de determinada postura por tempo prolongado.

Dados da Organização Internacional do Trabalho mostram que no Brasil o número de afastamentos causados por doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo, inclusive LER/DORT, aumentou em 192%, de 16.211 para 31.167 casos entre 2020 a 2021.

Por isso, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol destaca a importância dos cuidados com a saúde, além disso, o policial civil deve procurar o Sindicato para denunciar as péssimas condições de trabalho que provocam o adoecimento físico e mental, a exemplo do excesso de trabalho, condições insalubres e inadequadas, pressão e assédio moral.

Sofrimento
As LER/DORT se caracterizam pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso, formigamento, fisgadas, fraqueza muscular e fadiga. Algumas das principais são as lesões no ombro e as inflamações em articulações, como nos punhos, cotovelos, região cervical e lombar e nos tecidos que cobrem os tendões. Costumam evoluir de forma lenta para quadros crônicos e nem sempre são percebidas precocemente pelos trabalhadores, que retardam a procura por auxílio com receio de repercussões negativas na empresa.

O quadro é ainda agravado por situações de discriminação e assédio moral, que causam sofrimento e transtornos mentais, com grande impacto nas vidas dos trabalhadores e de suas famílias.