Sindpol ressalta a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Sindicato exige delegacias com acessibilidade para pessoas com deficiências

Por Imprensa (quarta-feira, 23/09/2020)
Atualizado em 23 de setembro de 2020

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) ressalta a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, que trata das garantias fundamentais para a equiparação das pessoas com deficiência em relação à sociedade.

Uma pessoa com deficiência possui impedimentos de longo prazo que podem ser de natureza física, intelectual ou sensorial. De acordo com a lei Brasileira de Inclusão, Lei 13.146/2015, esses impedimentos em interação com barreiras arquitetônicas e atitudinais podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais cidadãos.

Infelizmente, muitas delegacias não são adaptadas para atendimento às pessoas com deficiências, nem mesmo para acomodar o policial civil com deficiência. O preconceito e a inacessibilidade ainda são situações recorrentes no serviço público.

O Sindpol alerta a data para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformação social em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

De acordo com o IBGE de 2010, o Brasil tem 45 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um momento para que cada pessoa possa refletir sobre o que é preciso fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.