Sindpol revela que esclarecimento de crimes é motivado pelas conquistas dos policiais civis
Em 2023, Polícia Civil instaurou mais de 13,9 mil inquéritos e concluiu 9,4 mil com indicação de autoria

Por Imprensa (terça-feira, 9/01/2024)
Atualizado em 9 de janeiro de 2024

O excelente resultado de esclarecimento dos crimes pela Polícia Civil de Alagoas é resultado da luta pela valorização da categoria, comandada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol).

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta que a motivação da categoria é devido à mobilização do Sindicato que luta por melhoria das condições de trabalho e salarial. “Os policiais civis obtiveram conquistas com ações judiciais, recentemente, houve o reajuste da verba de alimentação, mais a recomposição da inflação pelo IPCA”, revela, ressaltando a luta constante por ambiente salubre de trabalho nas delegacias, como aconteceu com a retirada dos presos das delegacias e de materiais de apreensão, aliado ao pleito para realização de concurso público.

Resultado positivo
De acordo com as informações, durante o ano passado, foram instaurados 13.971 inquéritos policiais, sendo 9.412 concluídos com indicação de autoria. Os Boletins de Ocorrência (BOs) totalizaram 164.529 registros, além de 3.794 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados. A polícia efetuou a prisão de 6.234 autores de crimes, que foram encaminhados para o sistema prisional. De maneira notável, quase dois mil desses indivíduos estavam envolvidos em casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.

A Polícia Civil também se destaca no enfrentamento ao tráfico de drogas com a intensificação das atividades das equipes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN). Em colaboração com as demais forças de segurança, a DRN apreendeu mais de 1 tonelada de drogas, incluindo cocaína, crack e maconha, avaliadas em aproximadamente R$ 8 milhões.

Com informações da Gazeta de Alagoas e Sindpol-AL