Sindpol solicita a inclusão de requisitos no Edital do Concurso para delegados que valorizam a experiência
Pedido do Sindpol se baseia em editais de concurso de outros estados

Por Imprensa (quinta-feira, 8/07/2021)
Atualizado em 8 de julho de 2021

A direção do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) encaminhou o Ofício nº 042/2021 – SINDPOL-AL ao Delegado Geral, Carlos Alberto Reis, solicitando que seja colocado no Edital de concurso para delegado, na investidura no cargo e Avaliação de Títulos, requisitos que valorizam a experiência na área técnica conforme já ocorrem em outros concursos nos estados.

“Com a aproximação de um provável concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado de Alagoas, solicitamos através deste, a intermediação de Vossa Excelência, para que sejam colocados no Edital do Concurso, na investidura no cargo e na Avaliação de Títulos, requisitos que já constam em Editais de outras instituições Policiais, como a Polícia Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Policia Civil da Bahia, Policia Civil do Espírito Santo, entre outras instituições, que serão de extrema relevância para os atuais Policiais civis (Agentes e Escrivães) que desejam fazer o concurso para Delegado”, afirma o vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira.

Em anexo ao ofício, o dirigente do Sindpol cita o Edital 2021 – Requisitos básicos Concurso da Polícia Federal “ter três anos de atividade jurídica ou policial para ingresso no cargo de Delegado de Polícia Federal”. Na Prova e pontuação de títulos, Edital 2020 – Concurso da Polícia Civil do Paraná: “experiência profissional pelo efetivo exercício em cargo público de natureza estritamente policial decorrente de assunção pela aprovação em concurso público nas seguintes instituições: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Policiais Civis, Policiais Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Policiais Penais Federal, Estadual e Distrital ” e no Edital de 2017 – Concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul: “Exercício em cargo público de natureza policial nas instituições federais e estaduais dispostas no artigo 144, incisos I a V, da Constituição Federal”.

A tramitação da solicitação pode ser acompanhada pelo SEI, Processo: E:20105.0000011702/2021.