Sindpol solicita audiência com o governador

Por Imprensa (segunda-feira, 22/11/2010)
Atualizado em 22 de novembro de 2010

Veja a pauta de reivindicações 2011

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) está protocolando toda semana o pedido de audiência com o governador Teotônio Vilela Filho para debater o caos da segurança pública no Estado.

O diretor Financeiro do Sindpol, Antonio Zacarias, destaca que a violência tomou as ruas das cidades. O sindicalista cita a Rua Guedes Gondim, onde fica localizada a sede do Sindpol, local que está ocorrendo com freqüência roubo de carro. “A crise da segurança pública não é de hoje, e vem se agravando mais, tornando-se insuportável para a população, reflexo de uma política de contenção de gastos, ou seja, o discurso da Lei de Responsabilidade Fiscal que se sobrepõe as milhares de vítimas de homicídios, roubos e furtos.

Para o Sindpol, é hora de uma discussão séria na segurança pública alagoana com valorização dos policiais. “Como o próprio governador prometeu em campanha política para sua reeleição”, lembrou Zacarias.

O sindicalista destaca que no Congresso Estadual dos Policiais Civis, a categoria definiu propostas para a otimização da segurança pública e a pauta de reivindicações 2011, que estão sendo entregues ao Governo do Estado.

Pauta de reivindicações para 2011

1.            Piso para os Policiais Civis no valor de 60% da remuneração do delegado de policia de Alagoas;

2.            Plano de Carreira;

3.            Pagamento de URV, gatilho e trimestralidade;

4.            Pagamento de diárias antecipadas para deslocamento da sede e para o plantão da Regional;

5.            Efetivação dos policiais civis sub-judice;

6.            Ampliação da gratuidade do transporte urbano da capital para interior (vale transporte);

7.            Ticket alimentação;

8.            Plano de Saúde mantido pelo Estado;

9.            Regulamentação da lei que institui o seguro de vida;

10.          Retirada dos presos das delegacias;

11.          Ampliação do Setor Psicossocial para os Policiais Civis e Servidores Administrativos da SCJDS;

12.          Promover e ofertar vagas para o curso superior de policia aos Policiais Civis;

13.          Aposentadoria especial para mulher de 15 de serviço policial e 25 de contribuição.

14.          Concurso público para a polícia civil

15.          Criação do quadro administrativo da Polícia Civil (gestores, sociólogos, psicólogos, etc.);

16.          Curso de capacitação, graduação e pós-graduação em áreas afins;

17.          Criação da gratificação de risco de vida incorporando as funções especiais da Oplit (200 funções).

18.          Criação de critérios técnicos profissionais para ocupação dos cargos de chefia e gestão (gestão publica, especialização, mestrado etc).

19.          Chefia de cartório só para escrivães e as de operações só para agentes.

20.          Fim das operações asfixia e sufoco;

21.          Kit para todos os policiais (pistola, colete, algemas, etc.).