Sindpol solicita cronograma de pagamento no AL Previdência dos retroativos dos policiais aposentados que estavam na ativa ao requerer progressão

Por Imprensa (quarta-feira, 27/06/2018)
Atualizado em 3 de julho de 2018

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol se reuniu na terça-feira (25), com o presidente da autarquia Alagoas Previdência, Roberto Moisés dos Santos, e com a diretora de Benefícios Previdenciários, Váubia Duarte Garrote, com a finalidade de solicitar o cronograma de pagamento dos retroativos dos policiais civis aposentados que estavam na ativa quando requereram a progressão, além de buscar informações sobre os processos de pagamento retroativo da revisão de proventos, que estão arquivados, e a informação sobre a implantação da Previdência Complementar.

Na reunião, o vice-diretor de Planejamento do Sindpol, Emerson Carlos, explicou que todos os meses saem à lista de pagamento retroativo e de progressão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG. Mas que a Alagoas Previdência não tem uma lista dos nomes de policiais que estão aposentados e pensionistas. De acordo com a Secretaria, os policiais civis aposentados serão pagos pela Alagoas Previdência.

A diretora de Benefícios esclareceu que a Alagoas Previdência acordou com a Seplag, que os policiais civis aposentados, que irão receber até 4 mil reais de retroativo, serão pagos em uma única parcela. Acima de 4 mil reais, será com parcela de até 4 mil reais por mês. Os pagamentos serão em folha suplementar no mês subsequente da divulgação da lista.

Váubia Duarte se comprometeu a enviar para o Sindpol uma lista com os nomes dos policiais civis aposentados aptos a receberem e os meses que serão pagos.

Revisão de proventos

O vice-diretor Financeiro do Sindpol, Charles Alcântara de Medeiros, questionou as justificativas de alguns processos de revisão dos proventos dos policiais civis aposentados e pensionistas estarem arquivados.

O dirigente ressaltou o acordo entre o sindicato e a Alagoas Previdência referente à comissão interna do Sindpol para que todos os processos de progressão passassem primeiro pelo Sindicato e depois à Alagoas Previdência para os devidos trâmites.

A diretora de Benefícios prontificou a buscar informações dos processos arquivados.

Previdência Complementar

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, indagou ao presidente da Alagoas Previdência se o Regime de Previdência Complementar já está em fase de implantação. De acordo com o Roberto Moisés, o decreto do novo Regime foi enviado para Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que questionou alguns pontos e notificou o Estado para correção. O presidente do Alagoas Previdência garantiu que o Sindpol será informado sobre a implantação do novo Regime.