Sindpol surpreende policiais com comemoração ao Dia Internacional das Mulheres

Por Imprensa (sexta-feira, 9/03/2012)
Atualizado em 9 de março de 2012

O Sindpol surpreendeu as mulheres policiais com a realização de um almoço comemorativo ao Dia Internacional das Mulheres, na quinta-feira (08), no restaurante Labareda.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, parabenizou as policiais pela data e fez a convocação da categoria para a assembleia geral, que acontecerá nesta sexta-feira (09), no auditório do sindicato.  O mesmo chamamento foi reafirmado pela Delegada Sindical Amélia Dantas. A sindicalista disse que a última assembleia geral contou com uma participação não significativa de policiais. Ela lembrou que o êxito das reivindicações da categoria depende da participação de todas e de todos.

A Conselheira de Ética do Sindpol Lígia Bandeira destacou a luta do sindicato pelos direitos das mulheres, citando a mobilização nacional pela aposentadoria especial de 25 anos e a manutenção da paridade salarial na Lei Complementar 28/2010 da Aposentadoria Especial. De acordo com ela, a policial civil é a única categoria que contribui com igual tempo de serviço aos dos homens.

O vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, disse que a comemoração é uma valorização e o reconhecimento da importância das policiais, exemplificando o trabalho nas delegacias e participação das mulheres nas atividades de mobilizações do Sindpol. Ele reconheceu que a profissão ainda é muito discriminada. “Vocês, mulheres, têm o desafio de mudar esse perfil”, opinou.

Na comemoração, o Sindpol recebeu reclamação das precárias condições dos alojamentos femininos nas delegacias, citando o caso da Central de Polícia; e a denúncia de que em outros locais não existiam o espaço que é reservado para o descanso das mulheres, a exemplo do Ciops. Essas informações serão encaminhadas à Delegacia Geral para providência.

Surpresas

Com a realização da comemoração, as policiais civis se sentiram surpreendidas e valorizadas pelo Sindpol. Veja as declarações:

“Esse encontro, promovido pelo Sindpol, fortalece nossa categoria. Depois de 20 anos na Polícia, e a primeira vez que vejo atividade voltada às mulheres. Espero que o sindicato mantenha a comemoração todos os anos”. Shenia Farias

“Sinto-me valorizada e reconhecida. Depois de 20 anos de polícia, é a primeira vez que recebo uma homenagem dessa forma”. Virgínia Albuquerque

“É muito bom o reconhecimento, feito pelo Sindpol, às policiais. Fazia muito tempo que eu não via muitas colegas de trabalho, e hoje isso foi possível”. Eliane Barbosa

“É muito gratificante a homenagem. Espero que o Sindpol continue promovendo esse tipo de comemoração. Desejo que as colegas prestigiem os próximos momentos”. Betânia Gomes

“É maravilhoso poder participar dessa homenagem. Eu já fui dirigente do Sindpol e não tive essa idéia. Parabenizo o presidente do Sindpol e os diretores, que eles continuem valorizando as policiais e os policiais civis”. Elba Costa, Delegacia Geral.

“Há 19 anos na Polícia Civil, nunca havia visto um encontro dessa forma realizado pelo sindicato. O Sindpol está de parabéns. Espero que essa comemoração seja a primeira de muitas outras”. Selma Leopoldo, aniversariante no Dia Internacional das Mulheres.

“É uma oportunidade de encontrar as colegas e colocar em dia os assuntos pessoas e profissionais. Parabéns ao Sindpol”. Desirree Amaral