Sindpol trata da implantação da compensação do aumento da carga horária com a Seplag

Por Imprensa (segunda-feira, 10/10/2022)
Atualizado em 10 de outubro de 2022

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) está tratando da implantação da compensação financeira com o aumento da carga horária com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). Na quinta-feira (06), a diretoria do Sindpol esteve no órgão e se reuniu com a Secretária de Gestão e Patrimônio, Vivianne Wanderley Tenório.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informou que a diretoria está em discussão para possível implantação da compensação da carga horária. “Já temos o aval positivo da Procuradoria do Estado e da Secretaria da Fazenda. Quem está com sentença judicial, já está sendo implantado. Viemos reforçar que não se acumule processos na Seplag e cumpra as decisões da Procuradoria”, informa Ricardo Nazário, que também solicitou uma reunião de urgência com o governador Paulo Dantas.

No encontro, a secretária informou que está cumprindo a determinação da Justiça, sobre os pedidos administrativos e disse que, depois das eleições, vai conseguir se reunir com o Sindpol com mais efetividade. “Estamos dando andamento aos processos solicitados, e os trâmites estão ocorrendo regularmente”, disse.

Questionada sobre a demora para implantação na folha de pagamento, Vivianne Wanderley esclareceu que o Setor responsável espera o fechamento da folha para colocar o pagamento. “À medida que vão chegando os processos, vou autorizando, a folha fecha no dia 15, e, no dia 30, já é possível conferir a informação”, informa.

Problema no sistema
O vice-presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, questionou o problema no sistema para a consulta de andamento de processos. A secretária informou que está fazendo a correção do sistema, e que o pessoal do ITEC está corrigindo o problema, que prejudica a visualização dos processos dos anos 2017, 2018 e 2020.

Validação de cursos e restos a pagar
O vice-presidente do Sindpol disse que têm vários processos para validação de cursos parados, e que muitos policiais estão com andamento de progressão funcional. A secretária pediu que o Sindpol relacionasse os processos, para dar celeridade e prioridade a pendência.

Ricardo Nazário também destacou que o Sindicato teme que seja gerado passivo, como já aconteceu. A secretária informou que quanto aos restos a pagar, o órgão tem feito um levantamento frequente, e que está com margem melhor para pagamento, segundo ela, antes havia limite, mas agora está efetuando o pagamento assim que o processo é disponibilizado. “Ficou organizada para ser uma demanda mensal, e não acúmulo de processos”, explica.

Quanto à validação dos cursos, a secretária disse que o Sindpol indicasse uma nova pessoa. A sugestão dela é que o Sindicado indique um responsável para compor a presidência e será colocado mais um servidor da Casa, sendo que a entidade sindical ficará à frente da gerência de todos os processos que precisam ser validados.

Vivianne Wanderley também esclareceu que os processos ficaram acumulados porque uma servidora entrou de férias, depois precisou de licença, e quando voltou não estava apta a assinar. “Uma vez que retornou, essa servidora já deu andamento aos processos que estavam acumulados na Seplag”.