Sindpol trata da implantação do acordo com a Seplag

Por Imprensa (quarta-feira, 1/09/2021)
Atualizado em 1 de setembro de 2021

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com o secretário Especial de Gestão e Patrimônio, Sérgio de Figueirêdo Silveira, nesta quarta-feira (01), para tratar da implantação do acordo com o Governo do Estado.

No encontro, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, o vice-presidente, Jânio Vieira, e o diretor Financeiro do Sindpol, Carlos José, discutiram a efetivação do pagamento de todos os retroativos das progressões funcionais dos policiais civis, a verba de vestimenta e a elaboração da minuta do projeto de lei do reajuste salarial. A reunião também contou com a presença da chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Emmanuelle Nogueira.

Pagamento de todos os retroativos
Apesar do governador Renan Filho manifestar vontade política de pagar dentro do mês de agosto, o secretário Sérgio de Figueirêdo informou que para operacionalizar todos os processos, demandava um certo tempo devido possuir 1.700 processos na Seplag. De acordo com ele, nem todos esses processos estão aptos para pagamento. Ficou ajustado que até sexta-feira (03), a Seplag irá informar ao Sindpol o quantitativo de processos aptos para serem pagos em folha suplementar neste mês de setembro.

Verba de vestimentas
O secretário Sérgio de Figueirêdo informou que para poder implementar a verba de vestimentas, precisa ser criado o projeto de lei que implante o direito. O Sindpol entregou o processo administrativo do anteprojeto de lei, que foi aberto em 2019, o qual já tramitou na Seplag, PGE, Sefaz e se encontra no Conselho Superior de Polícia Civil – Consupoc. Para dar celeridade no processo, o secretário se comprometeu a entrar em contato com o Delegado Geral, Carlos Alberto Reis.

O presidente do Sindpol informa que o Sindicato também fará gestão junto ao Delegado Geral para a tramitação rápida do processo. “O importante é que com a Lei, todos os anos os policiais civis terão direito ao recurso financeiro, que é um ganho considerável”, defende o dirigente.

Construção da lei do reajuste salarial
Na reunião, ficou ajustado com o secretário que a diretoria do Sindpol fará gestão com a Seplag para elaboração de uma minuta do projeto de lei que seja enviado o mais breve possível à Assembleia Legislativa.

Ricardo Nazário informa que o Sindpol solicitou o máximo de celeridade do acordo ao secretário da Seplag, o qual reafirmou o compromisso do Governo do Estado em efetivar o acordo.

O presidente do Sindpol revela que o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, disse que o governador havia reafirmado o compromisso com os policiais civis. “Infelizmente, sempre existe o trâmite burocrático nas secretarias após acordo com o governo do Estado”, esclarece.