Sindpol trata de reivindicações com Delegado Geral

Por Imprensa (quarta-feira, 4/02/2015)
Atualizado em 4 de fevereiro de 2015

DSC_01361O Sindpol tratou das reivindicações dos policiais civis com o Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Cordeiro, na terça-feira (03), na Delegacia Geral.

O presidente do Sindpol entregou a pauta de reivindicações para a melhoria das condições materiais e salariais dos policias civis (veja abaixo).

Piso de 60% da remuneração dos delegados

O delegado Geral manifestou apoio ao pleito dos policiais civis e disse que irá fazer intervenção junto ao governador.

Caso José

O sindicato cobrou a elucidação do assassinato do policial civil José Santos Oliveira, que foi encontrado carbonizado dentro do seu veículo, na Zona Rural do município de Igaci, em 2013.

O delegado geral disse irá designar um delegado e dará resposta ao caso em 30 dias. Ele informou que irá agilizar o processo de indenização à família do policial José que se encontra na Corregedoria de Polícia.

Central x CODE

O Sindpol destacou a falta de estrutura para a permanência da Central de Flagrantes 2 no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) da Polícia Civil de Alagoas. O Delegado Geral informou que irá retirar a Central de Flagrantes 2 e colocá-la no 6º Distrito Policial depois do Carnaval.

Pagamento da verba de alimentação

O presidente do Sindpol informou ao Delegado Geral a reunião que teve com o superintendente do Tesouro da Sefaz, Paulo Castro, quanto ao pagamento da verba de alimentação, o qual informara que o decreto de execução orçamentária será publicado nesta quarta-feira (04).

O presidente do Sindpol destacou ao setor Financeiro da Delegacia Geral que solicite o pagamento dos meses de janeiro a fevereiro para que a categoria não seja prejudicada.

Adicional noturno x vigilância eletrônica

Por determinação do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), as delegacias distritais deverão ser fechadas à noite sob tutela de vigilância. O Delegado Geral explicou que irá contratar serviços de vigilância eletrônica nas distritais e não terceirizar empresa de vigilantes. De acordo com ele, o policial civil não será prejudicado quanto ao pagamento de direitos, como o adicional noturno.

Custódia de preso no interior

O Sindpol propôs ao Delegado Geral a retirada dos policiais civis para outro prédio e entregar ao sistema prisional.

Delegacias 24 horas

O Sindpol reivindicou a implantação das delegacias 24 horas. O Delegado Geral se mostrou interessado e chegou a manifestar implantar para as áreas mais críticas. E disse que com a instalação da vigilância eletrônica, ele poderá contar com mais efetivo de policiais civis.

O Sindpol solicitou o número de efetivo e o local em que os policias civis estão lotados.

Pauta de reivindicações dos Policiais Civis de Alagoas

1 – Piso para os Policiais Civis no valor de 60% da remuneração do delegado de Polícia de Alagoas;

2 – Revisão do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios;

3 – Pagamento de direitos: diferença de 40%, URV, gatilho, trimestralidade;

4 – Efetivação dos policiais civis sub judice;

5 – Ampliação da gratuidade do transporte urbano da capital para interior (vale transporte);

6 – Plano de Saúde mantido pelo Estado;

7 – Regulamentação da lei que institui o seguro de vida;

8 – Retirada dos presos das delegacias;

9 – Criação do Setor Médico e Psicossocial para os Policiais Civis;

10 – Cursos de capacitação, graduação e pós-graduação em áreas afins;

11 – Convocação da reserva técnica do último concurso da Polícia Civil;

12 –  Criação do quadro administrativo da Polícia Civil;

13 – Pagamento de risco de vida (periculosidade e de insalubridade) para os policiais civis;

14 – Criação de critérios técnicos para cargos de chefia;

15 – Chefia de cartório só para escrivães e as de operações só para agentes;

16 – Kit para todos os policiais: pistola, colete, algemas etc.