Sindpol trata do fechamento das delegacias da GPJ3 com Delegado Geral e Corregedor Geral

Por Imprensa (quinta-feira, 3/12/2020)
Atualizado em 3 de dezembro de 2020

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) tratou com o Delegado Geral, Paulo Cerqueira, e o Corregedor Geral, Valdeks Pereira da Silva, nesta quinta-feira (03), sobre o fechamento das delegacias regionais nos finais de semana com designação de plantões na Delegacia Regional de Arapiraca. A mudança foi determinada pelo Gerente de Polícia Judiciária Região 3 – GPJ3, delegado Mário Jorge Machado Barros, através das portarias Nº 1316/2020 – GPJ3/GD e Nº 1317 /2020 – GPJ3/GD.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destacou a preocupação com a não publicação de escala dos agentes e escrivães no Diário Oficial de Alagoas, com o não pagamento de diárias e a falta de estrutura da delegacia regional de Arapiraca, que somente possui um cartório, um computador, além do alojamento que não comporta a equipe.

“A preocupação do Sindicato é com a proteção jurídica dos agentes e escrivães que terão que se deslocar para outra região do Estado sem ter nenhum documento que os amparem legalmente”, disse o presidente do Sindpol.

O delegado Geral disse que isso será resolvido. Paulo Cerqueira agendou uma nova reunião com o Sindpol e o delegado Mário Jorge para quarta-feira (09), na Delegacia Geral.

Corregedoria de Polícia
Na reunião com o Corregedor Geral, Valdeks Pereira da Silva, a diretoria do Sindpol foi externar a preocupação com a falta de proteção jurídica e buscar orientações de proteção para os policiais civis de acordo com o Estatuto da Polícia Civil de Alagoas.

Negociação com o governador
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informou ao Delegado Geral sobre a negociação e que o governador não cumpriu a promessa de concluir a valorização dos policiais civis até o dia 30 de outubro. O dirigente do Sindpol informou que “por conta do descumprimento do governador, o Sindpol voltou às mobilizações com paralisações. E agora, após as eleições, irá colocar uma nova campanha nas ruas pela valorização dos policiais civis”, adianta.

Na reunião, Ricardo Nazário solicitou ao Delegado Geral intermediação junto ao governador para concluir as negociações. O delegado Paulo Cerqueira disse que irá entrar em contato com o governador para tentar viabilizar uma reunião com o Sindpol.

Posto da Polícia Civil no Aeroporto
O vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira, externou a preocupação com os policiais civis que trabalham no Posto da Polícia Civil no aeroporto. “Cada dia está ficando apenas um policial sozinho, tendo que atuar nas ocorrências dentro do aeroporto, colocando em risco a integridade física e a própria vida”.

Buscando resguardar a vida dos policiais civis, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, solicitou a publicação de portaria para que os policiais não saiam do Posto da Polícia Civil para atender ocorrências dentro do aeroporto.

O Delegado Geral concordou com o pedido e disse que irá marcar uma reunião com o Superintendente da Polícia Federal para ajustar o Acordo de Cooperação entre as instituições policiais.