Síndrome de Wendy… o que é isso afinal?

Por Imprensa (sexta-feira, 15/01/2021)
Atualizado em 15 de janeiro de 2021

Por psicóloga clínica Larissa Rossiter

São mulheres que se sentem extremamente carentes e fazem tudo para agradar o outro (a boazinha), para conseguir em troca suprir as suas necessidades emocionais inconscientes.

Inclusive podem se tornar dependentes: na carreira, nos relacionamentos, e qualquer outra relação com pessoas.

É como se colocasse numa prisão, buscando suprir suas necessidades no outro, por não ter encontrado o seu valor próprio no mundo. Se torna um ciclo, difícil de sair.

Mas, precisamos lembrar que também existe a Síndrome do Peter Pan. São homens que tem dificuldade em amadurecer porque foram de alguma forma mimados demais pelos pais e não conseguem assumir as suas próprias responsabilidades. Muitas vezes, se comportam como uma eterna criança, assim como a “Wendy”.

As atitudes infantis se tornam muito presentes no dia a dia: mentem, manipulam, sentem inveja, medo e vergonha, culpam e se frustram na maior parte da vida.

É fundamental identificar o quanto antes, quando você vai para um relacionamento com este perfil, para não criar expectativas para o futuro. As frustrações serão constantes, você se sentirá sobrecarregada e o vazio cresce. Muito diferente do que se pensa. “Ah, isso passa sozinho, daqui a pouco tudo estará melhor.”

Estes dois comportamentos disfuncionais são inconscientes e a verdade é que eles não passam de forma mágica.

Existe um processo por trás destas dinâmicas que fica cristalizado em nosso sistema nervoso central, sem que se tenha consciência a respeito.