UPB-AL entrega carta nacional ao Legislativo

Por Imprensa (quinta-feira, 16/03/2017)
Atualizado em 16 de março de 2017

A União dos Policiais do Brasil – UPB, seção Alagoas, realizou assembleia unificada nacional em frente à Assembleia Legislativa, cumprindo com as atividades de mobilização nacional dos operadores da segurança pública, nesta quarta-feira (15),

Os policiais civis, policiais federais, policiais rodoviários federais, guardas, agentes de trânsito e agentes penitenciários participaram juntamente com as categorias do serviço público, trabalhadores, professores, movimentos sociais, trabalhadores rurais sem-terra, e sindicatos que estavam em caminhada pelo Centro de Maceió, com realização de grande ato público na Praça D. Pedro II.

A manifestação da quarta-feira (15) atendeu a convocação da União dos Policiais do Brasil – UPB nacional. As lideranças que fazem parte da UPB Alagoas protocolaram na Assembleia Legislativa a carta da UPB Nacional com as reivindicações da categoria, solicitando o compromisso de os parlamentares publicarem Nota de Solidariedade aos servidores da segurança pública e trabalhadores contra a Reforma Previdenciária no dia 24 de março. Nesse dia, haverá sessão pública na Casa Legislativa para debater a reforma da Previdência.

A mobilização fez parte das atividades realizadas por todo o país contra a reforma da Previdência, PEC 287/2016, que retira o direito da aposentadoria especial por atividade de risco dos policiais e cria regras duras que impedem a aposentadoria dos trabalhadores público e privado.

De acordo com o diretor de Comunicação do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, a missão foi cumprida pela UPB Alagoas ao realizar a assembleia unificada e entregar a carta nacional, solicitando a assinatura do presidente da Assembleia Legislativa.

De acordo com o dirigente do Sindguarda Charles Sanches, esse é um momento ímpar na luta contra a PEC 287, a PEC da Maldade ou PEC do Velório. O sindicalista destacou que a mobilização acontece em Brasília também nesse dia de luta.

Para o presidente do Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito de Alagoas – Sindatran, José Glauco, o movimento é de grande importância porque mostra a união das categorias contra a PEC que traz malefícios à categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas – Sinpofal, Flávio Moreno, os policiais federais participaram da mobilização em todos os estados do Brasil contra as reformas da Previdência, que, segundo ele, é o confisco das contribuições previdenciárias, em que os integrantes dessa proposta estão listados na Operação Lava Jato e não têm legitimidade, moral e ética para tirar direitos de trabalhadores do Brasil. “É inalcançável o cumprimento por profissionais de segurança dos 49 anos de contribuição previdenciária, por isso é um confisco das aposentadorias”.

Para Marcílio Balbino, do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de Alagoas (Sinprf), é de fundamental importância estar nessa mobilização, “pois a união das forças de segurança é para garantir os direitos. Estamos unidos contra essa PEC 287 que o governo quer impor à população”.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Kleyton Anderson, ressaltou que é muito importante a união de todos, principalmente, as categorias da segurança que têm o direito à aposentadoria especial. “Essa PEC fará que os profissionais da segurança pública trabalhem sem direito à aposentadoria. A criação da UPB estadual é de grande importância porque unifica as categorias. Estamos no Legislativo estadual para que nossas reivindicações cheguem na Câmara Federal”.

Entrega da Carta
Os integrantes da UPB Alagoas foram recebidos pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório, na tarde da segunda-feira (15). A reunião foi acompanhada pelo dirigente da CUT Isac Jacson que destacou ao parlamentar a influência política da bancada alagoana exercida no Congresso Nacional. Ressaltou que o policial não tem como trabalhar por 49 anos e no mínimo ter 25 anos de contribuição.

O delegado Sindical do Sindpol Petrúcio Carlos informou ao parlamentar que já passou da idade para se aposentar, mas continua trabalhando porque perderá 30% do salário se sair da ativa.

O parlamentar disse os profissionais de segurança devem ser tratados de forma diferencial e manifestou preocupação sobre a reforma da Previdência.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, afirmou a importância da visita ao Legislativo para saber do posicionamento dos parlamentares sobre a reforma pelas responsabilidades deles sobre as decisões tomadas em Brasília, principalmente, a bancada alagoana que tem poder político forte.

Estão participando da UPB Alagoas o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – SINDPOL-AL, o Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas – SINPOFAL, o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de Alagoas – SINPRF-AL, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas – SINDGUARDA, o Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito de Alagoas – SINDATRAN e o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (SINDAPEN).

Veja as fotos na Fanpeja do Sindpol: https://www.facebook.com/pg/sindpolal/photos/?tab=album&album_id=1247590288628718

DSC_0115 - Copia DSC_0120 DSC_0198 DSC_0290 DSC_0295 DSC_0298 DSC_0306DSC_0318