Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Vacinação contra o sarampo acontece até o dia 31
Vacina contra o sarampo é destinada a pessoas entre 20 a 49 anos

Por Imprensa (quinta-feira, 6/08/2020)
Atualizado em 6 de agosto de 2020

A vacinação contra o sarampo acontece em todos os municípios de Alagoas até o dia 31 de agosto. A Campanha tem como público-alvo pessoas entre 20 a 49 anos, inclusive àquelas que já tenham se imunizado, com exceção das que se vacinaram nos últimos 30 dias.

A ação acontece devido à reintrodução do sarampo no Brasil, após 20 anos de erradicação da doença, causada pelo vírus Measles morbillivirus, que além de deixar sequelas, como cegueira e surdez, pode ser fatal.

A vacinação é a única forma de evitar o contágio, que ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Entre os principais sintomas do sarampo, ainda de acordo com os especialistas em infectologia, estão febre, acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso, além de manchas vermelhas pelo corpo.

Contraindicação e Precaução

O Ministério da Saúde esclarece que a vacina contra o sarampo é contraindicada para gestantes, mas, por precaução, pessoas comprovadamente portadoras de alergia à proteína do leite de vaca (APLV), ao invés de receberem a dupla viral e a vacina tríplice viral do laboratório Serum Insititute of India, devem ser imunizadas com a vacina tríplice viral dos laboratórios Bio-Manguinhos ou MSD.

Com relação as pessoas com história de reação anafilática sistêmica após ingestão de ovo, a exemplo de urticária generalizada, hipotensão e obstrução de vias aéreas superiores ou inferiores comprovadas, também têm restrições. Nestes casos, a vacina deve ser aplicada em ambiente hospitalar com condições adequadas de atendimento de urgências emergências ou no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

No caso de doadores de sangue, na faixa etária dos 20 aos 49 anos, antes de se dirigirem aos postos de vacinação para se imunizarem, devem comparecer no Hemoal [Hemocentro de Alagoas] para realizarem a doação antecipadamente, pois as pessoas que tomam a dupla e tríplice viral ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de quatro semanas.

Também é necessário reforçar a vacinação para indivíduos fora dessa faixa etária que estão com alguma dose em atraso.

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS