Veja a série de card “VOCÊ FICARÁ SEM SEGURANÇA” contra a reforma administrativa – PEC 32

Por Imprensa (quinta-feira, 10/06/2021)
Atualizado em 10 de junho de 2021

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) elabora a serie de card VOCÊ FICARÁ SEM SEGURANÇA com a reforma administrativa – PEC 32 para distribuição e compartilhamento em redes sociais.

Contra a reforma administrativa

VOCÊ FICARÁ SEM SEGURANÇA

FIM DA ESTABILIDADE

A estabilidade é a garantia da população contra a influência política no serviço público. A estabilidade evita o aparelhamento político, a falta de serviço de qualidade e a destruição do serviço público.

Contra a reforma administrativa

VOCÊ FICARÁ SEM SEGURANÇA

FIM DO REGIME JURÍDICO ÚNICO

A segurança jurídica é fundamental para que o policial aja independente de política, de cobrança de superior ou de políticos.  Serve para que o policial realize um serviço isento e siga exclusivamente o que preceitua a lei.

*RISCO DE  DEMISSÃO*

Sem o Regime Jurídico Único, os policiais civis perderão a ampla defesa e o contraditório em uma Corregedoria. Isso deixará o policial civil vulnerável e sem segurança jurídica, com risco real de demissão.

*FIM DAS PROGRESSÕES*

A PEC 32 acaba com a progressão e a promoção dos servidores públicos. Um exemplo é o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos Policiais Civis que é uma grande conquista da categoria e corre o risco de não existir. O PCCS valoriza o policial civil pelo tempo de serviço, por sua realização de cursos e formação acadêmica, promovendo progressões horizontal e vertical.

*FORTALECIMENTO DAS FACÇÕES CRIMINOSAS*

Sem concurso público, o crime organizado se infiltrará na Polícia Civil. Os criminosos entrarão na Segurança Pública por indicação, fortalecendo as facções criminosas. A reforma administrativa é a porta aberta para a corrupção dos maus intencionados.

*SEM ESTABILIDADE*

Sem o concurso público, o ingresso será por seleção simplificada, vínculo de experiência, cargo por prazo indeterminado, vínculo de prazo determinado, todos sem estabilidade.
O profissional estará refém da avaliação de desempenho do seu chefe.

*PRIVATIZAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL*

Com a PEC 32, os serviços da Polícia Civil serão repassados à iniciativa privada. O Boletim de Ocorrência poderá ser cobrado.
Haverá pessoas acessando informações sigilosas sem ter responsabilidade com o serviço público e a sociedade.
A Polícia Civil corre o risco de ser terceirizada.

*SEM ESTABILIDADE, SEM RJU E SEM CONCURSO PÚBLICO*

Sem estabilidade, sem Regime Jurídico Único e sem concurso público, o policial fica desprotegido.
Exemplo: Um policial civil está investigando um prefeito de uma cidade, de repente é demitido. Esse policial tinha vínculo de experiência e elegeram que ele não rendia na função.

*PRIVATIZAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL*

Imagine sua comunidade sem proteção da Polícia Civil. A reforma administrativa privatiza e terceiriza a segurança pública. Isso criará desigualdade de proteção da população. Quem puder pagar, terá a segurança.

*DIREITOS AMEAÇADOS DOS ATUAIS POLICIAIS*

Os prejuízos com a PEC 32 serão repassados aos atuais policiais civis. Com o fim do Regime Jurídico Único, os atuais servidores estarão sujeitos aos critérios que serão definidos posteriormente por legislação infraconstitucional. Isso deixará a categoria sem segurança jurídica.

*SUA APOSENTADORIA ESTARÁ AMEAÇADA*

Os novos “servidores” estarão no Regime Geral da Previdência Social sem direito à paridade e à integralidade com proventos limitados até o teto do INSS.