Veja as informações da vacinação contra a gripe

Por Imprensa (sábado, 8/05/2021)
Atualizado em 8 de maio de 2021

A primeira etapa de vacinação contra a gripe já se iniciou e se estenderá até o dia 26 de maio, com imunização de crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A vacinação acontece nos postos de saúde de Maceió e nos demais municípios de Alagoas.

O Ministério da Saúde orienta que é preciso respeitar um intervalo de 14 dias caso a pessoa tenha tomado recentemente a vacina contra a Covid-19. As duas campanhas seguem simultaneamente, mas em locais de vacinação diferentes. Não há aplicação de vacina contra a gripe nos oito postos de vacinação criados exclusivamente para imunização contra a Covid.

O público-alvo da campanha contra a gripe foi dividido em três etapas. Veja abaixo o calendário, documentação necessária e onde se vacinar.

Documentos necessários
Para garantir a imunização, as pessoas precisam levar um documento com foto e o cartão de vacinação. Além dos documentos pessoais, as puérperas deverão levar a certidão de nascimento da criança; os trabalhadores da saúde precisam apresentar também documentação ou declaração que comprove o exercício profissional atual.

Primeira etapa, de 5 a 26 de maio:
Crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa, de 27 de maio a 17 de junho:
Idosos a partir de 60 anos; professores de escolas públicas e privadas.

Terceira etapa, de 18 de junho a 9 de julho:
Pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação da Liberdade; população privada de liberdade, além de jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Não é recomendada a vacinação de pessoas alérgicas à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa a alguma dose anterior da vacina.