Sindpol-AL: A história do Sindicato que derrubou um governador

Por Imprensa (sexta-feira, 15/07/2022)
Atualizado em 15 de julho de 2022

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) completou 32 anos com lançamento do livro “Sindpol-AL: A história do Sindicato que derrubou um governador”, que narra os acontecimentos da criação do Sindpol, as lutas e conquistas dos policiais civis.

O livro “Sindpol-AL: A história do Sindicato que derrubou um governador” resgata a história da Associação dos Guardas Civis, a transição da Associação para o Sindpol, as gestões da Unidade Policial e o 17 de Julho de 1997. Há depoimentos do primeiro presidente da Associação dos Guardas Civis, delegado aposentado Mário Pedro, dos ex-presidentes do Sindpol (Valter Gama, Geraldo Barros, José Carlos Fernandes Neto (Zé Carlos), Carlos Jorge da Rocha e Josimar Melo), além do presidente, Ricardo Nazário, e de personalidades políticas e do movimento sindical.

Uma página é dedicada à policial civil e sindicalista Amélia Dantas, que foi vítima fatal da irresponsabilidade do Governo do Estado. Ela faleceu em decorrência de explosivos armazenados irregularmente e ilegalmente na Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) em dezembro de 2012. A tragédia marcou a história do sindicalismo alagoano.

Na obra, há depoimentos de personalidades políticas e de sindicalistas, que mostram a importância da luta do Sindpol para Alagoas e o Brasil. As entrevistas para o livro ocorreram em 2019. Por conta da pandemia, o livro não pôde ser lançado em 2020. Nesse período, dois dos entrevistados faleceram: o delegado Manoel Wanderley e o sindicalista Izac Jacson Ferreira.

O livro foi escrito pela jornalista Regina Aurora de Carvalho sob a orientação dos dirigentes do Sindpol Ricardo Nazário, Carlos José, Edeilto Gomes e da jornalista Josiane Calado.

Arquivos para download (clique na imagem abaixo para abrir o arquivo)

Clique para fazer download

livrosindpol2022