Sindpol destaca a importância do Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama

Por Imprensa (quarta-feira, 2/10/2019)
Atualizado em 2 de outubro de 2019

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) ressalta a importância da campanha anual Outubro Rosa, realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e a prevenção ao adoecimento.
A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A pesquisa aponta em cada quatro mulheres que tem caso de câncer diagnosticado, um é câncer de mama, representando 24,2% do total.

Pesquisa da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) revela que o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal, registrado em 154 países dos 185 analisados.

No Brasil, o INCA informa que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

A redução de risco e o diagnóstico precoce da doença seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer. Os casos identificados em estágio inicial têm 95% de possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A faixa etária entre 50 e 69 anos é a preconizada pelo Ministério da Saúde como de maior risco para o desenvolvimento da doença. Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão:
– Praticar atividade física regularmente;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Não fumar;
– Ter o peso corporal adequado;
– Não ingerir bebidas alcoólicas;
– Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

Secretarias de Saúde e ações

A Secretaria estadual de Saúde e a Secretária do Município de Maceió vão realizar várias atividades no Outubro Rosa, Veja abaixo as principais:

Dia 10
Feira de Serviços (Saúde; Odontologia, Nutrição, Dermatologia, Bem Estar e Lazer; Direitos, Cidadania e Trabalho; Psicologia; Espaço Kids; Cultura e Lazer). Hora: 9h às 17h, na Escola Nosso Lar Levada.

Dia 12
Corrida Rosa. Hora: 19h, na Praça Multieventos.

Dia 13
Outubro Rosa no Mar. Hora: 7h30; na Rua Fechada – Ponta Verde

Dia 19 de outubro
Tenda com ações de saúde na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, com serviços de teste rápido de HIV e sífilis, exames clínicos, orientações e realizações do autoexame da mama, teste de glicemia capilar, verificação da pressão arterial, avaliação nutricional e palestras sobre a prevenção do câncer de mama e do colo uterino.

Dia 23
Dia “D” (quarta-feira) – Feira de Serviços (Saúde; Odontologia, Nutrição, Dermatologia, Bem-Estar e Lazer; Direitos, Cidadania e Trabalho; Psicologia). Hora: 8h às 17h; no Calçadão do Centro do Comércio.

Dia 26
Tenda da saúde no terminal do Benedito Bentes, para realização de serviços à saúde da população.

Dia 30
Saia Arrochada (Bate papo sobre o câncer de mama sob diferentes olhares). Cine Arte Pajuçara.