Por Imprensa (sexta-feira, 13/12/2019)
Atualizado em 14 de dezembro de 2019
As entidades sindicais, como o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), participaram de uma reunião no Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas (Sindojus) para traçar as medidas jurídicas e políticas contra a reforma da previdência estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa sem debate com a sociedade.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que foi possível juntar e ouvir os sindicatos para traçar as estratégias de luta política e jurídica de combate à reforma da previdência estadual.
O dirigente defendeu a realização de uma campanha que foque diretamente o interesse do governador, citando como mote “quem tira direito de servidor, não merecer ser senador”. O sindicalista também chamou a atenção à denúncia da CPI sobre o envolvimento do atual presidente da Alagoas Previdência nas irregularidades do Rio Previdência, o qual também responde processo no TCE-RJ.
Ricardo Nazário informa que os sindicatos atuam para que o governador Renan Filho vete ou modifique o projeto de lei da reforma da Previdência. “Foram criadas duas comissões, uma de Comunicação e outra Jurídica. A de Comunicação traçará as ideias para alertar os servidores e a sociedade, que não entenderam a gravidade da reforma, bem como os prejuízos para todos os cidadãos alagoanos, não apenas aos servidores”, revela, citando o estrago que a reforma ocasionará no comércio, na economia, na dinâmica tributária e serviços públicos.
“A participação de todos os sindicatos, das lideranças e a união das categorias é fundamental nesse momento. Vamos fazer o que puder ser feito para reverter essa situação. Vamos estar junto com os demais servidores”, disse o presidente do Sindpol.
Os próximos passos
No encontro, ficou definida uma nova reunião para a próxima sexta-feira (20), que ocorrerá na sede do Sindprev, às 9 horas. Nessa reunião, as comissões Jurídica e de Comunicação vão se reunir para apresentar as estratégias.
Além do Sindpol, também participaram o Sindnutri, Sinmed, Saseal, Sinsuncisal, Serjal, Sinpoal, Sindifisco, Sindafisco, Sindprev, Sinteal, Sindpsi, Adepol, Sateal, Sindpol, Sindapen.