Policiais mantêm estado de greve por Piso Nacional

Por Imprensa (segunda-feira, 16/04/2012)
Atualizado em 16 de abril de 2012

O Delegado Sindical do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, que é vice-presidente da Cobrapol, informou que a orientação nacional é que os policiais civis permaneçam em estado de greve até a categoria ter uma definição sobre o Piso Nacional e a Lei Orgânica da Polícia Civil.

Havia uma deliberação nacional por indicativo de greve nesta segunda-feira (16). No entanto, Carlos Jorge revela que as negociações junto ao Governo Federal estão ocorrendo, e não há necessidade de greve no momento, apenas o estado de greve.

Uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acontecerá nesta quinta-feira (19) para definir a elaboração de um substitutivo à Proposta de Lei Geral da Polícia Civil (PL 1.949/2003), que tramita no Congresso Nacional.

O ministro da Justiça já manifestou que, havendo consenso sobre as reivindicações dos diversos setores que compõem a Polícia Civil, o governo encaminhará ao Congresso Nacional um substitutivo ao PL 1.949/03, o qual poderá se aprovado até junho deste ano.

Já no que se refere ao Piso Salarial Nacional, embora o ministro tenha afirmado que a sua aprovação neste momento será difícil, visto que as Forças Armadas estão reivindicando integrar o Fundo Constitucional, ele revelou que a presidente Dilma Rousseff determinou aos técnicos do governo que busquem uma forma de a União fomentar junto aos Estados a valorização salarial dos policiais.

Informações da Cobrapol e do Sindpol