Sindpol solicita transferência de presos da Regional de Penedo

Por Imprensa (segunda-feira, 24/09/2012)
Atualizado em 24 de setembro de 2012

Após a rebelião dos presos na delegacia Regional de Penedo, ocorrida no domingo (23), o presidente do Sindpol, Josimar Melo, solicitou ao delegado geral, Paulo Cerqueiro, a transferência de todos detentos para o sistema prisional.

O delegado geral se comprometeu com o sindicato em tomar as devidas providências.

Desde 2010, que o Sindpol cobra da justiça a interdição da regional por conta da falta de condições de trabalho. A juíza Francisca Arlinda de Oliveira Almeida proferiu despacho em 2007 determinando a interdição do local, que até hoje não foi colocada em prática.

Motim

Os presos se revoltaram após a tentativa de fuga ter sido impedida pelos policiais civis. Os detentos haviam ligado o som e começaram a abrir um buraco na parede, utilizando-se de facas, colheres e outros instrumentos. Apesar do barulho, a equipe conseguiu abortar a fuga, entretanto, deparou-se com uma rebelião em decorrência da revolta.

Os 60 detentos chegaram a queimar colchões e ameaçar os policiais. A tentativa de fuga não é um caso inédito, visto que a precariedade na estrutura e o contingente de presos contribuem para o problema. São só apenas três policiais para tomar conta dos presos, atender a população e realizar diligência pela região. Além das precárias condições físicas da delegacia.