Ministério da Saúde atende Cobrapol e inclui policiais civis entre as prioridades da vacinação contra covid-9

Por Imprensa (segunda-feira, 1/02/2021)
Atualizado em 1 de fevereiro de 2021

O Ministério da Saúde atendeu a solicitação da Cobrapol e confirmou a inclusão dos policiais civis com prioridade no Plano Nacional de Imunização, que já teve início em todo território nacional.

O Ministério da Saúde incluiu as Forças de Segurança e Salvamento entre os grupos especiais a serem atendidos através de duas Notas Técnicas. Com isso, além dos profissionais de saúde, serão atendidos prioritariamente os policiais civis, federais, militares, rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais.

A Cobrapol havia solicitado, no dia 3 de dezembro de 2020, a inclusão dos policiais civis entre as prioridades para o recebimento da vacina contra a Covid-19. Na ocasião, a Confederação, através de ofício dirigido ao ministro Eduardo Pazuello, apresentou as razões para que os policiais civis e demais integrantes das forças de segurança fossem incluídos entre os grupos prioritários a serem atendidos, destacando, entre outros motivos, o fato da categoria encontrar-se, como ainda hoje, “na linha de frente no combate à pandemia e aos seus efeitos perversos à vida dos brasileiros”.

No mesmo documento, a Cobrapol, depois de assinalar que os policiais civis também estão sendo atingidos e correndo riscos no desempenho de suas atividades, lembrou que “como pela sua essencialidade, a atividade desses profissionais não pode ser interrompida, esperamos poder contar com a sensibilidade de Vossa Excelência a esse justo e oportuno pleito”.

O Ministério da Saúde informou que “nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de forças de segurança e salvamento ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua”.

O presidente da Cobrapol, André Luiz Gutierrez, revela que isso é uma grande vitória, que, agora, precisa garantir que efetivamente ocorra em cada Estado e município do Brasil. “Nossos policiais, além das condições muitas vezes precárias de trabalho, estão, desde o início da crise sanitária, cumprindo com seu dever da mesma forma, motivo pelo qual a sua inclusão entre os grupos prioritários da vacinação é, antes de tudo, uma questão de reconhecimento de seu papel e de justiça”.

Com informações da Cobrapol