Por Imprensa (quarta-feira, 3/09/2014)
Atualizado em 3 de setembro de 2014
Na cerimônia de posse da nova diretoria, o Sindpol lançou a cartilha “Saúde e Segurança dos Policiais Civis. Previna-se e Viva Bem”.
A professora e Enfermeira do Trabalho Socorro Alécio foi convidada pelo sindicato para esclarecer a importância da cartilha “Saúde e Segurança dos Policiais Civis. Previna-se e Viva Bem” aos policiais civis. No evento, Socorro Alécio, que é coordenadora Geral do Sindjus/AL, propôs a criação de Núcleo de Saúde Ocupacional para os profissionais de segurança pública.
Ela ressaltou a importância da Secretária de Defesa Social e da Polícia Civil possuírem um Núcleo de Saúde Ocupacional para identificar os fatores de risco e conhecer o perfil epidemiológico da categoria. “É preciso entender que o policial, que cuida da segurança da população, precisa de cuidado e de equilíbrio entre a saúde mental e a saúde física”.
De acordo com ela, o Núcleo de Saúde terá o objetivo de acompanhar o absenteísmo, os tipos de doenças, os tratamentos, entre outros. “Com os dados, será possível definir políticas e cuidar da saúde dos policiais civis”.
Na ocasião, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, solicitou a sindicalista o projeto de criação do Núcleo para que o sindicato possa reivindicar a proposta junto ao Governo do Estado.
A confecção da cartilha contou com a pesquisa e colaboração das jornalistas Edna Cunha, Josiane Calado, policial civil Mary Anne Moura Miller e Enfermeira do Trabalho Socorro Alécio.
Em breve, o Sindpol estará entregando as cartilhas aos policiais civis nos locais de trabalho.