Por Imprensa (sexta-feira, 12/05/2023)
Atualizado em 15 de maio de 2023
Atendendo à convocação da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) participaram de uma reunião com o relator do projeto de Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, deputado federal delegado Fábio Costa (PP-AL), em Brasília na quinta-feira (11).
O presidente do Sindpol e diretor de Assuntos Parlamentares da Feipol-NE, Ricardo Nazário, revela que a Cobrapol entregou ao deputado federal as propostas de modificação do texto do projeto que contemplam os policiais civis.
O delegado Fábio Costa recebeu as sugestões do presidente da Cobrapol e informou que vai avaliar as propostas. O parlamentar convidou os policiais civis para o seminário, que debaterá a Lei Orgânica no dia 25 de maio, em Maceió. De acordo com o Fábio Costa, no evento serão colhidas mais opiniões, objetivando chegar a um texto de consenso, que contemple e modernize a Polícia Civil no Brasil.
Na reunião, foram apresentados os pontos debatidos com as entidades representativas e os que foram retirados do projeto do Ministério da Justiça do governo anterior. Entre as reivindicações, estão a modernização da carreira policial civil, o fortalecimento institucional e os direitos dos policiais civis aposentados, entre outros pleitos.
Para o presidente da Cobrapol, Adriano Bandeira, a ida do deputado Fábio Costa à sede da Confederação demonstrou que o parlamentar quer realmente construir o texto da Lei Orgânica junto às entidades representativas da categoria.
“Foi uma discussão produtiva, e o deputado federal se mostrou receptivo e convidou os policiais civis para o seminário”, disse Ricardo Nazário.
Participaram da reunião os integrantes do Grupo de Trabalho da Cobrapol, o o Sinpol-SC, o Sinclapol-PR, o Sindipol-ES, o Sindpol-RR, o Sinpol-RS, o Sindpol-AL, Ugeirm-RS, Feipol Sul, Feipol Nordeste, Fepol Norte e Feipol Sudeste. Um representante da Adepol também estava presente no encontro.