Policiais civis são obrigados a entregar Carteira de Identidade no CISP de Murici

Por Imprensa (sexta-feira, 27/04/2018)
Atualizado em 27 de abril de 2018

Desvio de função

Os policiais civis estão sendo obrigados a entregar à população Carteira de Identidade no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Murici-AL, quando não é função constitucional da categoria.

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL) detectou o desvio de função dos policiais civis com o agravante da carência de três mil pessoas na instituição policial, além da imposição da custódia de presos no Centro. Com esses problemas, os policiais civis acabam sendo desviados da investigação.

O Sindpol constatou que o Instituto de Identificação fez o atendimento de moradores de Murici no CISP em março deste ano. Para a entidade sindical, o CISP não é um espaço apropriado para o serviço. “Trata-se de um prédio que não tem segurança, contém presos e possui armamento. Criminosos podem empreender fugas de detentos e roubar armas”, revela o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário.

Um novo atendimento à população de Murici, no CISP, já está programado pelo Instituto de Identificação para o mês de maio. Ricardo Nazário informa que o Instituto não faz parte da estrutura da Polícia Civil para que os policiais realizem o serviço. “O ideal é que o trabalho seja realizado pelo corpo funcional do Instituto de Identificação”, revela o sindicalista, alertando que os policiais civis, ao invés de estarem realizando investigações, esclarecendo homicídios e diversos crimes do Estado, estão entregando as carteiras.

Do Sindpol, visitaram o CISP de Murici, além do presidente do Sindicato, os dirigentes Edeilto Gomes, Ételio Charles e Bartolomeu Rodrigues.