Policiais civis, que moram no Pinheiro, devem procurar o Sindpol

Por Imprensa (terça-feira, 22/01/2019)
Atualizado em 24 de janeiro de 2019

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), preocupada com a situação de emergência no Bairro do Pinheiro, em Maceió, solicita aos policiais civis, que residem no referido bairro, que procurem o Sindicato.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que a entidade sindical estudará junto à Assessoria Jurídica medidas cabíveis em prol dos policiais civis.

Ricardo Nazário coloca à disposição o número do seu celular para qualquer emergência: 82 99971-1904.

Risco de desabamento

A Defesa Civil Estadual revelou que prédios e casas, localizadas na área vermelha ou de risco máximo, correm o risco de desabar. As famílias dessa área já foram retiradas de suas casas. Cerca de 20 mil pessoas vivem nas regiões de alto, médio e baixo risco.

Os pesquisadores da UFRN apresentaram três hipóteses para as rachaduras de casas e prédios: a exploração do sal-gema na região, por parte da Braskem; o aparecimento de uma depressão no solo, conhecida como “dolina”; ou a localização do bairro em uma área tectonicamente ativa.

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência no bairro. Equipes de geólogos do Governo estão analisando o fundo da Lagoa Mundaú, que fica próximo ao bairro, e avaliando o subsolo da região. Segundo a Defesa Civil, rachaduras já vinham aparecendo em casas da região desde 2010, mas piorou a situação após fortes chuvas e um tremor de terra em fevereiro de 2018.

Rotas de fugas

No Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon), recomendado pelo Serviço Geológico do Brasil, foram definidas as rotas de fuga, que levam a seis pontos de encontro para receber atendimento. Confira os pontos de fuga:

1 – Casa Vieira

2 – Volkswagen/Hunday