Governo institui valores para apreensões de armas e drogas

Por Imprensa (terça-feira, 30/08/2011)
Atualizado em 30 de agosto de 2011

A edição da terça-feira, dia 30, do Diário Oficial do Estado, traz o Projeto de Lei que pretende indenizar policiais pela `produção’ durante o desempenho de suas funções na segurança pública de Alagoas. Os valores para apreensão de drogas podem chegar até R$ 3.200,00.

O projeto já havia sido anunciado no início do ano pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) como parte do plano de combate à violência no Estado e hoje a mensagem foi remetida para aprovação na Assembleia Legislativa.

No projeto, o policial poderá ser indenizado pela apreensão de drogas e armas nas ruas do estado. Segundo a mensagem, por arma apreendida os valores vão de R$ 200,00 a R$ 400,00, a depender do modelo e calibre do armamento.

Já com relação à apreensão de drogas, os policiais poderão receber de R$ 10,00 – apreensão de até 200g – a R$ 3.200,00 – quantidade superior a 100kg de droga.
Para o secretário de Defesa Social, coronel Dário César, o objetivo do projeto é “aumentar a retirada de armas de fogo e drogas de circulação, com o fim maior de combater os crimes contra a vida, que na maioria absoluta são praticados com esse instrumento e em razão do comércio e uso de drogas. São indenizações individuais”, ressaltou o secretário através de mídias sociais.

Outro projeto também encaminhado para ALE diz respeito ao aproveitamento de policiais da reserva para serviços burocráticos e de guarda patrimonial em substituição aos policiais da ativa. Serão criados 800 cargos de provimento de comissão, intitulados de agentes especiais, sendo 750 para a Polícia Militar, 20 para a Polícia Civil e 30 para o Corpo de Bombeiros Militar. A remuneração mensal é de R$ 700,00 para cada profissional.

“São exemplos que já são usados com sucesso no enfrentamento da criminalidade nos Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, por exemplo, com grande sucesso”, destacou o secretário.

Ainda através das redes sociais, o secretário anunciou para o próximo mês a inauguração da Delegacia de Roubos da Capital, que deverá atender as vítimas de crimes contra o patrimônio e a implantação de mais sete áreas do projeto Ronda Cidadã.

Alagoas24horas