Assédio Moral na PC-AL: Delegacia Geral não comparece, Comissão da ALE poderá abrir CPI para investigar delegados envolvidos no caso

Por Imprensa (quinta-feira, 27/06/2019)
Atualizado em 27 de junho de 2019

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, na noite da quarta-feira (26), para tratar de assédio moral e perseguição contra escrivães e agentes da Polícia Civil.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cabo Bebeto, havia solicitada a presença do Delegado Geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, para prestar informação à Comissão. No entanto, o gestor designou a delegada Ana Luíza Nogueira, que não compareceu à sessão da Comissão. Imediatamente, o Cabo Bebeto entrou em contato com a delegada, a qual informou o seu desconhecimento sobre a reunião. A situação causou revolta aos deputados presentes.  Os deputados ficaram decepcionados com o delegado Geral que não se fez presente nem designou a delegada Ana Luíza.

O Cabo Bebeto declarou que poderá abrir uma CPI para investigar os delegados envolvidos no caso, se a Delegacia Geral continuar tratando com descaso a gravidade das denúncias.

A existência de uma portaria da Delegacia Geral está causando conflito em detrimento ao Estatuto da Polícia Civil, Lei estadual n° 3.437/1975, levando desgaste à categoria.  O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, acredita que a Comissão dos deputados Cabo Bebeto, Ângela Garrote, Yvan Beltrão e Dudu Ronalsa entenderá a necessidade de revogação da portaria para que não haja conflitos internos na Polícia Civil.

“Os deputados se mostraram indignados com o relato do Sindicato sobre as situações conflitantes, envolvendo os agentes, escrivães e delegados. Quem perde com isso é a população alagoana”, avalia Ricardo Nazário.

A Comissão irá convocar nova audiência após o recesso parlamentar.