Policiais civis avaliam como vitoriosa a mobilização e vão definir nova pauta de reivindicações

Por Imprensa (sábado, 19/03/2022)
Atualizado em 19 de março de 2022

Os policiais civis participaram de uma assembleia geral de avaliação da negociação, realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), na tarde desta sexta-feira (18). A categoria aprovou o encerramento do ciclo de negociação, avaliando como vitoriosa o movimento da categoria. A diretoria do Sindpol irá convocar uma nova assembleia geral para definir a pauta de reivindicações de 2022/2023, após a sanção do governo quanto ao reajuste salarial de 15% dos policiais civis.

Na assembleia geral, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, fez um resgate da luta dos policiais civis, citando a pandemia que limitou a mobilização, mas que a categoria obteve conquistas e avanços na negociação, como o reajuste salarial de 15% com extensão aos policiais civis aposentados e pensionistas, o pagamento retroativo das progressões funcionais, que custou mais de 15 milhões de reais, além de meio milhão de reais para pagamento de pendências de direitos dos policiais civis que se aposentaram, como o retroativo das progressões funcionais e de adicionais. O compromisso do governador Renan Filho de revisar o valor da verba de alimentação, nos anos de 2019, 2020 e 2021. Ricardo Nazário informou que, desde terça-feira (15), solicita o envio do projeto de lei, que se encontra no setor de Apoio da Delegacia Geral para o Gabinete Civil. O sindicalista destacou que o Delegado Geral pode fazer uma força-tarefa pelo envio da matéria, pois o Renan Filho está para renunciar ao cargo de governador. “Tem que chegar na próxima semana para ser aprovado”, disse

Outra conquista foi o projeto de lei do Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida dos Policiais Civis, que estava parado no Gabinete Civil, e o órgão havia se manifestado no sentido de que não tinha interesse no projeto. Com a intervenção do Sindpol junto ao governador Renan Filho, o projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa.

O governador também se comprometeu a enviar o projeto do Serviço Policial Voluntário após a aprovação dos projetos de leis dos servidores públicos. Ricardo Nazário disse que Renan Filho aceitou a proposta aprovada pela categoria de percentual da hora trabalhada do SVP de 0,56%, no G4 da carreira, para agentes, escrivães e policiais civis aposentados.

Ricardo Nazário informou que obteve o compromisso do governador Renan Filho para enviar o projeto de lei da verba de vestimenta à Assembleia Legislativa. Esse projeto foi encaminhado sem o retroativo a janeiro. O Sindpol voltou a fazer gestão junto ao governador, o qual reenviou o projeto de lei com o retroativo.

O presidente do Sindpol também informou que a primeira proposta enviada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa não contemplava os policiais civis aposentados e pensionistas com o reajuste salarial de 15%. Com a intervenção do Sindpol, o governador reenviou o projeto de lei estendendo o reajuste salarial de 15% aos aposentados e pensionistas.

O dirigente sindical lembrou que com o aumento salarial o adicional noturno também terá o valor reajustado.

*Novas lutas*
“Sancionando os projetos dos policiais civis, vamos realizar uma nova Assembleia Geral para construir a pauta de reivindicações 2022/2023. Iremos atrás do apoio do governador tampão, que vai substituir Renan Filho para iniciar as negociações”, disse o presidente do Sindpol.

Ricardo Nazário informou que para construção da nova pauta de reivindicações, já poderão entrar como item o pagamento retroativo dos 15%; as ações judiciais do aumento da carga horária, a devolução dos 14% dos aposentados abaixo do teto do INSS; a revisão do PCCS, entre outros, que deverão fazer parte da pauta de reivindicações 2022/2023.

O sindicalista também explicou que a pauta com os dois anos é uma forma de facilitar a negociação, tendo em vista o ano eleitoral, o governo tampão e o próximo governador.

Outra questão posta pelo sindicalista foi discutir a meta da categoria com a questão salarial, que pode ser a média nacional dos agentes e escrivães ou o salário atual dos delegados de polícia de Alagoas. Os pleitos serão definidos na próxima assembleia geral.