Policiais civis deliberam sobre empoderamento político e ações judiciais

Por Imprensa (sexta-feira, 6/05/2022)
Atualizado em 6 de maio de 2022

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou uma assembleia geral na tarde da quarta-feira (04), nos Urbanitários, para tratar da orientação e aprovação do empoderamento político de policiais civis no pleito eleitoral 2022 com o Sindpol. A categoria também deliberou sobre a aprovação de ações coletivas de férias não gozadas.

Na assembleia, na pauta de orientação, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazario, informou que o Sindicato não pode dispor de recursos financeiros da entidade sindical para os policiais civis candidatos ao pleito eleitoral. O sindicalista esclareceu a importância do empoderamento político da categoria para avançar nos direitos, citando exemplos de outras categorias, que avançam politicamente.

O dirigente sindical perguntou aos presentes se havia algum colega que é pré-candidato ou deseja ser, mas ninguém se manifestou. Ricardo Nazário informou que irá se desincompatibilizar, ou seja, solicitar licença da função sindical no mês de junho, para concorrer ao pleito eleitoral.

Ele informou que é pré-candidato ao cargo de deputado estadual e colocou para a aprovação da assembleia geral a permissão para usar o nome Sindpol, que deverá constar como registro Ricardo Nazário do Sindpol. A proposta foi aprovada por unanimidade pela assembleia.

Jurídico
Ainda na assembleia geral, o advogado do Sindpol Pedro Andrade esclareceu questionamentos e dúvidas aos policiais civis sobre ações judiciais em tramitação. O advogado explicou que o Governo do Estado possui duas instruções normativas que criam gatilhos e exigem do policial da ativa para receber um terço de férias ou para se aposentar, terá que gozar férias pendentes.

A categoria aprovou na assembleia a autorização para o Sindicato ajuizar ações coletivas de pagamento de indenização de férias não gozadas para policiais civis da ativa e policiais civis aposentados.

Os policiais também deliberaram pela autorização do Sindpol a entrar com ação coletiva de correção dos valores das progressões.