Servidores recusam proposta do governo e aprovam reposição salarial de 5,79% com retroativo a maio

Por Imprensa (terça-feira, 27/06/2023)
Atualizado em 27 de junho de 2023

Em assembleia unificada, os servidores públicos recusaram a proposta de reposição salarial de 5,79%, dividido em duas parcelas (a primeira de 3% para outubro deste ano e 2,79% para janeiro de 2024). Os servidores aprovaram, como contraproposta a reposição salarial de 5,79% para julho deste ano com retroativo a maio.

Na reunião, a presidente da CUT, Rilda Alves, fez uma retrospectiva da negociação, informando que o governo do Estado, através do Comitê de Negociação Sindical do Estado de Alagoas – Cones/AL, propôs 0% de reajuste para os servidores. Em resposta, as lideranças dos servidores saíram da reunião como protesto. No segundo encontro, o governador Paulo Dantas propôs a reposição de 5,79% para o próximo ano. A presidente da CUT refutou novamente a proposta, esclarecendo que isso era o mesmo que reajuste zero. Foi quando o governo fez a proposta de 5,79% em duas parcelas.
Na assembleia unificada, os servidores aprovaram a proposta de 5,79% para julho com retroativo a maio, nesta terça-feira (27), no auditório dos Urbanitários, levando em consideração o estudo técnico das finanças, elaborado por um economista contratado pelo Movimento Unificado.

Ainda na assembleia, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, defendeu que para a pauta dos servidores avançar é preciso da unidade. O sindicalista disse que cada servidor deve trazer no mínimo mais dez servidores para a mobilização das ruas.

Os servidores presentes aprovaram o estado de mobilização permanente. As entidades dos servidores vão oficializar a recusa da proposta do governo e entregar a contraproposta.

Os servidores aprovaram aguardar até o dia 3 de julho pela resposta do governo. Caso não haja resposta, o Movimento Unificado convocará os servidores públicos para realização de mobilização nas ruas.

Também foi definido cobrar do Governo do Estado a continuidade das negociações das pautas específicas de cada categoria dos serviços públicos.