Sindpol define normatização de procedimentos e demandas jurídicas com Corregedor Geral

Por Imprensa (segunda-feira, 2/03/2020)
Atualizado em 2 de março de 2020

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) tratou de normatização de procedimentos policiais e demandas jurídicas com o Corregedor Geral, Valdeks Pereira da Silva, na manhã desta segunda-feira (02).

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, questionou o caso de uma Corregedora que ligou para deslocar os policiais civis de Arapiraca para São Miguel dos Campos, devido à falta do delegado plantonista. O sindicalista destacou a vulnerabilidade do policial, caso houvesse uma fuga de preso em Arapiraca, quando a equipe responsável estava fora da cidade.

Ricardo Nazário solicitou que fosse oficializado o deslocamento do policial, através de escalas publicadas no Diário Oficial do Estado e, em casos excepcionais, que seja oficializado via e-mail institucional.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira, também questionou que se o policial é deslocado, como fica a questão da diária e a garantia jurídica dos direitos.

O Corregedor concordou com o Sindicato, destacando que levará a preocupação ao Conselho Superior de Polícia Civil (Consupoc), visando resguardar os policiais.

O presidente do Sindpol também alertou quanto à nova Lei de Abuso de Autoridade, informando que o Sindpol está orientando os agentes e escrivães, que não realizem procedimentos sem a presença do delegado para evitar que respondam criminalmente, pois eles não têm atribuição de tipificação de crime, que é uma atribuição da autoridade policial.

A reunião foi acompanhada pelos advogados do Sindpol-AL Pedro Andrade e Lilian Bonfim, que levaram ao Corregedor Geral a dificuldade com o prazo de apresentação da defesa em dias corridos. Os profissionais solicitaram que sejam em dias úteis para ampla defesa, citando o Código de Processo Penal.

O Corregedor Geral solicitou que o Sindpol faça a solicitação para que seja encaminhada à Delegacia Geral, a qual deverá enviar à Procuradoria Geral do Estado, objetivando a normatização.

Os advogados também solicitaram o uso do peticionamento via protocolo eletrônico nas defesas, para possibilitar a celeridade no processo.

O Corregedor informou que irá lançar o novo sistema Corregepol, onde ficará tudo digitalizado no sistema. Já as audiências, ele disse que pretende, no segundo semestre, fazer a audiência áudio virtual, como é feita no Judiciário.

*Lei Orgânica da PC*

O 1º Secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, e o vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira, solicitaram cópia do texto definido pela Comissão da Lei Orgânica da Polícia Civil. O Corregedor informou que o Sindpol tem que solicitar a cópia à delegada-geral Adjunta, Kátia Emanuelly, e também solicitar a apreciação da matéria pelo Consupoc a fim de que o anteprojeto de lei comece a tramitar.

Questionado sobre o Estatuto da Polícia Civil, o delegado informou que enquanto a Lei Orgânica não avançar, fica inviável a atualização do Estatuto.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira, destacou que a reunião foi positiva, tendo em vista que o Corregedor foi favorável aos pleitos e levará para a apreciação do Consupoc, além de tirar dúvidas e alinhar os procedimentos que beneficiarão a categoria.

Também participou da reunião o vice-diretor Social do Sindpol, Edmilson Mororó Torres.